Aprender um idioma novo abre portas em universidades estrangeiras e no mercado de trabalho, além de melhorar a capacidade de memorização e de aprendizado. Veja oito dicas para estudar idiomas em casa!
01 - Não tenha preguiça do básico. No início da aprendizagem de uma nova língua, todas as palavras parecem muito básicas e, ao mesmo tempo, não são suficientes para entender o idioma. Persista!
02 - Escute muito! Escutar pessoas conversando no idioma que você está aprendendo é a melhor maneira de se familiarizar com os sotaques e aprender novas palavras. Ouça podcasts e assista filmes!
03 - Faça cards de memória com os verbos mais utilizados. Conhecer os verbos mais usados em uma língua melhora significativamente a compreensão de mais frases desse idioma.
04 - Fale com você mesmo em situações do cotidiano. Conforme for aprendendo novas palavras, tente usá-las em situações do cotidiano e de preferência em voz alta. Isso o ajudará na memorização.
05 - Escreva à mão. Estudos mostram que a escrita à mão, com papel e caneta, desenvolve o entendimento cognitivo mais profundo do tema estudado.
06 - Mantenha regularidade nos estudos. Tente estudar o novo idioma, ao menos um pouco, diariamente. O aprendizado de uma nova língua é sempre gradual e, por isso, a regularidade é fundamental.
07 - Não pule etapas. Ao passar para o aprendizado de uma nova regra gramatical ou novo conjunto de vocabulários, garanta que aprendeu. Se algo ainda não está claro, estude novamente.
08 - Tente conversar com falantes nativos. Há aplicativos desenvolvidos para que estudantes possam conversar com falantes nativos. Isso ajuda seu vocabulário de forma autônoma em situações reais.