Casamento no Metaverso já é uma realidade!

Em março de 2022, os brasileiros Rita Wu e André Mertens se casaram no Metaverso, espaço coletivo e virtual com representação digital de itens, lugares e pessoas, onde é possível interagir.

Foi o primeiro casamento realizado na plataforma por brasileiros e o espaço escolhido foi o universo digital da Decentraland, um dos maiores e mais reconhecidos portais do metaverso atual.

Com o historiador Leandro Karnal como cerimonialista, o enlace ocorreu numa igreja virtual inspirada na Catedral da Sé e teve convidados e aliança digital.

O contrato de casamento - chamado smart contract - foi assinado digitalmente pelos noivos via blockchain, com carteiras digitais, e com validade no mundo real.

Rita e André se casaram cada um em seu computador na mesma casa, mas vendo telas diferentes. Seus avatares usaram looks da estilista Fernanda Yamamoto, especialmente customizados para o Metaverso.

A cerimônia durou cerca de 15 minutos e, logo depois, todos foram direcionados para uma discoteca com festa conduzida pelo DJ Patrick Tor4.

Através de QR codes espalhados pela festa, cada convidado pôde resgatar sua lembrancinha, tokens não-fungíveis (NFTs) desenvolvidos para celebrar a união do casal.

Assim como Rita e André, primeiros a se casar no metaverso no Brasil, na Índia, Dinesh Padmavathi e Janaganandhini Ramaswamy se tornaram os primeiros daquele país a realizar o feito no mundo virtual.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio