Ciência descobre novo sinal de demência 

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Autores defendem que levar em consideração esse aspecto pode ajudar a se chegar ao diagnóstico mais cedo

saúde

Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu uma característica que pode sinalizar demência. Pessoas com demência frontotemporal (DFT) podem não perceber sarcasmo e mentira nos diálogos.

saúde

Não perceber sarcasmo e mentira pode ajudar no diagnóstico precoce da demência frontotemporal (DFT). Este aspecto foi identificado por pesquisadores como um possível indicador da doença.

saúde

A descoberta veio após participantes assistirem a vídeos de interações. O estudo envolveu 175 pessoas, sendo 103 com demência e 72 sem. Eles avaliaram diálogos em vídeos.

saúde

Os participantes assistiram a vídeos onde os diálogos eram frequentemente sarcásticos. Depois, responderam perguntas de sim ou não sobre o que viram. 

saúde

Os cientistas descobriram que tanto pessoas com Alzheimer quanto com demência frontotemporal (DFT) tinham dificuldade para captar sarcasmo. Mas a dificuldade era maior em quem tinha DFT.

saúde

A demência frontotemporal (DFT) afeta as áreas do cérebro chamadas lobo frontal e temporal, responsáveis pelo comportamento, personalidade e linguagem.

saúde

No estágio inicial da DFT, podem surgir alterações de comportamento ou problemas de fala. Esses sintomas tendem a se sobrepor à medida que a doença avança.

saúde

Ao contrário do Alzheimer, pessoas com DFT geralmente mantêm a consciência do tempo e não apresentam problemas de memória nos estágios iniciais da doença.

saúde

Nos estágios posteriores da DFT, surgem sintomas gerais como confusão e esquecimento, perda de habilidades motoras e dificuldades de deglutição.

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Quer saber mais sobre como a ciência descobriu um novo sinal de demência?

Clique aqui!