Como entrar na faculdade e conseguir uma bolsa de estudos sem nota do Enem

Na última década, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se consagrou como a principal porta de acesso ao Ensino Superior no Brasil.

No entanto, as edições mais recentes do exame, especialmente depois da pandemia, mostraram forte queda no número de participantes.

Apesar de o Enem ser um dos processos seletivos que mais oferece oportunidades acadêmicas, há outras maneiras de ingressar no curso de seu interesse com uma bolsa de estudos sem realizar o exame.

1. Faça o vestibular e conquiste uma bolsa. Para concorrer a uma bolsa integral, o 1º passo é se inscrever no processo seletivo de uma faculdade privada, depois, estudar para ficar entre os primeiros.

2. Bolsa em caso de transferência externa. Com uma transferência externa, também é possível acessar bolsas de estudos sem Enem em instituições particulares. Há universidades com até 60% de desconto.

3. Matricule-se em uma segunda graduação. Quem já tem diploma também pode conseguir bolsa de estudo sem Enem. Muitas universidades privadas oferecem até 60% de desconto para uma segunda graduação.

4. Convênio entre empresas e universidades. Verifique se a sua empresa possui convênio com uma faculdade. Algumas oferecem bolsas parciais para colaboradores e até dependentes diretos.

5. Reabertura de matrícula. Mesmo com a matrícula trancada na sua universidade é possível conquistar uma bolsa de estudo parcial. Confira se sua universidade está oferecendo esse tipo de oportunidade.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio

Créditos: Vai de Bolsa, Fundação Estudar