Se adultos já são bastante prejudicados quando têm ansiedade fora do normal, com as crianças isso pode ser ainda mais grave! Veja dicas para trabalhar a paciência e controlar a ansiedade dos filhos.
1. Identifique os sintomas da ansiedade infantil - A ansiedade infantil conta com alguns sintomas como impaciência, irritabilidade, preocupação constante, dificuldade de concentração, entre outros.
2. Não reprima, apoie - Ajude-o com as portas do seu relacionamento com ele bem abertas. Nada de ridicularizar suas preocupações, aumentar a cobrança ou puni-lo pela dificuldade de concentração.
3. Pesquise os motivos por trás da ansiedade - A chegada de um irmãozinho, separação dos pais, perda de um ente querido ou a mudança de cidade ou de escola podem resultar em ansiedade. Fique atento!
4. Treine a paciência com pequenas esperas - Ajude-o a exercitar a paciência para que fique mais tranquilo em situações de nervosismo, pressão ou espera. Isso será essencial em sua vida adulta.
5. Dê o exemplo e cumpra suas promessas - Os filhos tendem a imitar os pais. Diante disso, a melhor maneira de ensinar uma criança a ser paciente é sendo paciente e tolerante também em relação a ela.
6. Desenvolva atividades relaxantes - Atividades relaxantes ajudam os pequenos a controlar os sintomas do medo, da irritação e da preocupação. A respiração profunda e consciente é uma boa técnica.
7. Desenvolva um diálogo aberto com o pequeno - O tempo compartilhado e o diálogo são muito importantes para que as crianças exponham seus receios e, a partir disso, possam começar a lidar com eles.
8. Saiba a hora de procurar tratamento - Se a ansiedade se torna incapacitante, muito frequente e intensa, pode ser algum transtorno que exija intervenção profissional.