Como são transmitidas as hepatites A, B, C D, E e a infantil?

O avanço da doença compromete o fígado e pode levar à necessidade de transplante do órgão.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode evoluir para uma infecção aguda ou crônica e pode ser transmitida de várias formas, dependendo do tipo.

Mais comuns, as hepatites virais são causadas pelos vírus A, B, C, D e E. No Brasil, os tipos A, B e C são mais frequentes. Já o tipo D é mais comum no Norte do país e o tipo E, na África e Ásia.

As hepatites tipo A e E são transmitidas através de alimentos ou água contaminados com fezes de uma pessoa infectada, e é possível contrair o vírus comendo carne de porco ou marisco mal cozidos.

Já as hepatites B, C e D podem ser transmitidas pelo contato sanguíneo de uma pessoa com a doença, enquanto os tipos B e D também pelo contato com fluidos corporais, como saliva ou sêmen.

O SUS oferece testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C. Também está disponível na rede pública de saúde uma vacina que protege contra a hepatite B.

Sobre a hepatite aguda infantil, ainda não se sabe o que tem provocado o surto de hepatite pediátrica no mundo. Vários fatores intrigam, a começar pelo fato de que a doença não é comum em crianças.

A maioria das crianças com a doença tem menos de cinco anos. Os primeiros sintomas geralmente incluem diarreia, icterícia e dor intensa quando o abdômen é tocado.

Produção
Felipe Fiuza

Texto
Tuka Pereira