Aftas

Como pode uma pequena bolha incomodar tanto e ser tão dolorida, né?

Essas pequenas feridas, que aparecem nas mucosas dos lábios, língua e bochechas, céu da boca e raramente na garganta, podem desaparecer em até 14 dias.

Se o problema persistir por mais tempo, procure os serviços de saúde para uma avaliação mais detalhada com um médico. Vale prestar atenção se estão aparecendo com frequência.

Apesar de não ser muito grave, de forma isolada, causa muito desconforto, principalmente na hora de comer, beber ou até mesmo falar.

Mas o que causa as aftas?

Ainda não se sabe exatamente o que provoca as lesões. Algumas possíveis causas seriam alimentos mais condimentados, frutas cítricas e ácidas ou queimaduras por alimentos sólidos e líquidos.

Sem descartar também a predisposição genética familiar, refluxos estomacais, mudanças hormonais, estresse, ansiedade, uso de alguns medicamentos, vírus e bactérias.

E existe trata-mento?

Escovação caprichada é o básico para se prevenir. Além da higiene bucal adequada, prefira uma alimentação menos ácida, com sucos naturais não cítricos.

Em casos mais críticos, pomadas ou cremes e analgésicos devem ser prescritos pelo dentista para aliviar os sintomas de dor.

Fonte

Textos

Produção

Ministério da Saúde

Tamiris Gomes

Thamyres Donadio