O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir).
Localizada atrás da língua, a epiglote funciona como uma válvula que fica aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos para permitir que o alimento vá para o estômago.
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Manobra de Heimlich
01 - Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Manobra de Heimlich
02 - Uma das mãos permanece fechada sobre a “boca do estômago”, a outra mão comprime a primeira e ao mesmo tempo empurra essa região para dentro e para cima.
Manobra de Heimlich
03 - Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Como agir em engasgo de bebês:
Com o bebê de bruços em seu braço, faça 05 compressões no meio das costas. Vire-o de barriga para cima em seu braço e efetue mais 05 compressões na altura dos mamilos.
Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).