Alguém engasgou? Saiba como prestar socorro!

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir).

Localizada atrás da língua, a epiglote funciona como uma válvula que fica aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos para permitir que o alimento vá para o estômago.

O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Manobra de Heimlich

01 - Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Manobra de Heimlich

02 - Uma das mãos permanece fechada sobre a “boca do estômago”, a outra mão comprime a primeira e ao mesmo tempo empurra essa região para dentro e para cima.

Manobra de Heimlich

03 - Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir em engasgo de bebês:

Com o bebê de bruços em seu braço, faça 05 compressões no meio das costas. Vire-o de barriga para cima em seu braço e efetue mais 05 compressões na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio