Conheça os sintomas da variante mista que devem ser observados

Depois de a variante híbrida do coronavírus, apelidada de Deltacron, ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que se especula agora são os sintomas que ela provoca nos contaminados.

A variante é considerada um vírus recombinante, o que significa que tem informações genéticas combinadas de duas outras cepas, a Ômicron e a Delta.

Segundo a virologista Etienne Simon-Loriere, do Institut Pasteur em Paris, o organismo geralmente reconhece a variante Deltacron como a Ômicron, o que significa que os sintomas podem ser semelhantes.

Ainda de acordo com a especialista, as defesas que as pessoas adquiriram contra Ômicron, por meio de infecções, vacinas ou ambos, devem funcionar bem contra a cepa híbrida.

“A superfície dos vírus é supersemelhante a Ômicron, então, o corpo a reconhecerá tão bem quanto ela”, disse Simon-Loriere em entrevista ao The New York Times.

O aplicativo  Zoe COVID Symptom Study  fez uma lista com os 14 principais sintomas da variante Ômicron, que devem aparecer em pessoas infectadas com a Deltacron. Eles incluem:

7 - Voz rouca

6 - Tosse persistente

5 - Dor de garganta

4 - Espirros

3 - Fadiga

2 - Dor de cabeça

1 - Nariz escorrendo

14 - Dor no peito

13 - Perda de olfato

12 - Dores musculares

11 - Confusão mental

10 - Tontura

9 - Febre

8 - Calafrios

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio