Varíola do macaco:

Conheça os sintomas que aparecem antes das bolhas na pele.

Um dos principais sintomas da infecção conhecida como varíola do macaco (monkeypox, em inglês) é o aparecimento de erupções que se espalham por todo o corpo, incluindo os genitais.

Mas antes das bolhas, outros sintomas comuns de infecções aparecem. De acordo com a OMS, o período de incubação do vírus da varíola do macaco é entre 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

divididas em períodos.

diferentes fases

A doença, então, passa por 

que podem ser

Fase 1

Período de invasão (entre 0-5 dias) - Febre, dor de cabeça intensa, linfadenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos), dor nas costas, mialgia (dores musculares) e uma intensa falta de energia.

A linfadenopatia é uma característica distintiva da varíola dos macacos em comparação com outras doenças que inicialmente podem parecer semelhantes (varicela, sarampo, varíola).

Fase 2

A erupção cutânea geralmente começa dentro de 1-3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tende a ser mais concentrada na face e extremidades do que no tronco.

De acordo com a OMS, as bolhas afetam a face em 95% dos casos, as palmas das mãos e plantas dos pés em 75% dos casos, as mucosas orais (70%), genitália (30%) e conjuntiva (20%), bem como a córnea.

A erupção evolui e passa por diferentes estágios. Inicialmente, aparecem lesões que ficam levemente elevadas, depois se enchem de líquido amarelado, formam uma crosta e depois caem.

Produção
Felipe Fiuza

Textos
Tuka Pereira