Por se tratar de uma condição silenciosa, que não provoca dores, muitas pessoas acabam ignorando a situação
Dicas para quem tem pressão alta
saúde
+ + +
+ + +
+ + +
Cerca de 25% dos brasileiros adultos têm pressão alta. Globalmente, mais de 1 bilhão de pessoas são afetadas. A condição força o coração a trabalhar mais para bombear o sangue.
saúde
Por ser uma condição sem sintomas óbvios, muitas pessoas ignoram a pressão alta. Cardiologistas alertam que não monitorar a pressão é o pior erro para quem sofre da doença.
saúde
A pressão alta é herdada dos pais em 90% dos casos, mas fatores como fumo, álcool, obesidade, estresse, consumo de sal, colesterol alto e falta de exercícios também influenciam.
saúde
A hipertensão é mais comum em pessoas negras, diabéticos e aumenta com a idade. Monitorar esses grupos é crucial para evitar complicações de saúde graves.
saúde
Pressão alta geralmente não apresenta sintomas até atingir níveis perigosos. Sintomas incluem dor no peito, cabeça, nuca, tontura, zumbido, fraqueza, sangramento nasal e visão embaçada.
saúde
Sem tratamento, a hipertensão pode causar falta de ar, agitação, e aumentar o risco de derrames e ataques cardíacos, devido à tensão que enfraquece o coração e os vasos sanguíneos.
saúde
Diagnóstico precoce e tratamento da pressão alta são essenciais para prevenir complicações graves. Estilo de vida saudável e monitoramento regular são fundamentais.
saúde
Consultar o médico regularmente ou usar um manguito de pressão em casa ajuda a controlar a pressão arterial e ajustar os medicamentos necessários para evitar complicações.
saúde
Ter pressão alta aumenta os riscos de problemas sérios, como derrames e ataques cardíacos, devido à tensão nos vasos sanguíneos que enfraquece o coração, afetando sua eficiência.
saúde
Quer saber mais sobre as dicas para quem tem pressão alta?