Veja dicas!

Mesmo com as baixas temperaturas do inverno, é possível se manter aquecido e seguro dentro ou fora de casa.

A ingestão de líquidos aquecidos, como chás, chocolate quente, sopas e leite, amenizam o frio, pois ativam os sensores de calor ao longo do trato digestivo, o que provém uma sensação de aquecimento.

Quando praticamos exercícios físicos, melhorias ocorrem na temperatura corporal e na circulação sanguínea. Desse modo, além de se manter aquecido, você ficará mais saudável.

Ao sair do banho quente para um ambiente frio, o corpo sofre com a mudança de temperatura, o que causa doenças como resfriados. Por isso, opte por tomar banho enquanto ainda há sol para se proteger.

O frio contrai os vasos sanguíneos de nosso organismo, diminuindo a quantidade de calor do corpo. Por isso, aquecer as extremidades - como pés e mãos - ajuda a reduzir a sensação de frio no inverno.

Se tiver ventilador de teto em casa, mude a direção do ar para o sentido horário, dessa forma, ele irá mandar o ar quente para baixo.

Quando há temperaturas mais baixas, costumamos fechar as janelas e as cortinas para que o frio não nos alcance. Porém, abrir a casa e deixar o sol entrar aquece o ambiente.

Aquecendo o tronco, fica mais fácil esquentar as mãos e os pés também e assim diminuir a sensação de frio.

Cada um de nós produz calor por meio de processos metabólicos, mas também o perdemos para manter nossa temperatura, por isso, o contato corporal diminui a perda de calor. Aproveite para abraçar!

Felipe Fiuza

Produção

Tuka Pereira

Textos