Sete dicas para se tornar uma pessoa proativa!

Uma pessoa proativa possui uma boa visão do futuro e tem a capacidade de olhar os processos identificando necessidades e antecipando problemas. Saiba como se tornar uma!

Conheça sua empresa e seus processos -

A primeira coisa a fazer para se tornar proativo na empresa é perguntar o máximo possível sobre a organização, sua cultura e os objetivos a serem atingidos.

Não interfira no trabalho dos outros - Converse com as pessoas e se aproxime aos poucos dos ambientes que não dizem respeito direto a você. Tenha cautela e ouvidos abertos antes de sugerir mudanças.

Se capacite -

A diferença entre alguém capaz de resolver um problema e alguém que só palpita é saber oferecer soluções. A capacitação permite gerar novos insights para solucionar problemas.

Pense de forma criativa - A criatividade pode ser uma ótima ferramenta para encontrar soluções e resolver problemas inesperados. Para isso, busque meios alternativos de enxergar ao redor.

Identifique oportunidades -

Um profissional proativo se aproveita de problemas já existentes como chances de mostrar sua expertise. Assim, você aumenta sua reputação e se posiciona na organização.

Tenha atitude - Ter atitude não significa agir antecipadamente só por agir. Para tomar uma decisão assertiva é preciso análise das condições e o entendimento do contexto geral.

Coloque a rotina na ponta do lápis -

Ter as atividades recorrentes mapeadas é essencial para demonstrar pró-atividade, entregando tudo antes do tempo delimitado, mostrando preparo e organização.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio