Uma pessoa proativa possui uma boa visão do futuro e tem a capacidade de olhar os processos identificando necessidades e antecipando problemas. Saiba como se tornar uma!
Conheça sua empresa e seus processos -
A primeira coisa a fazer para se tornar proativo na empresa é perguntar o máximo possível sobre a organização, sua cultura e os objetivos a serem atingidos.
Não interfira no trabalho dos outros - Converse com as pessoas e se aproxime aos poucos dos ambientes que não dizem respeito direto a você. Tenha cautela e ouvidos abertos antes de sugerir mudanças.
Se capacite -
A diferença entre alguém capaz de resolver um problema e alguém que só palpita é saber oferecer soluções. A capacitação permite gerar novos insights para solucionar problemas.
Pense de forma criativa - A criatividade pode ser uma ótima ferramenta para encontrar soluções e resolver problemas inesperados. Para isso, busque meios alternativos de enxergar ao redor.
Identifique oportunidades -
Um profissional proativo se aproveita de problemas já existentes como chances de mostrar sua expertise. Assim, você aumenta sua reputação e se posiciona na organização.
Tenha atitude - Ter atitude não significa agir antecipadamente só por agir. Para tomar uma decisão assertiva é preciso análise das condições e o entendimento do contexto geral.
Coloque a rotina na ponta do lápis -
Ter as atividades recorrentes mapeadas é essencial para demonstrar pró-atividade, entregando tudo antes do tempo delimitado, mostrando preparo e organização.