Saiba quais são os dois sinais precoces de Parkinson que passam despercebidos.

Um estudo publicado na revista científica JAMA Neurology por pesquisadores da Queen Mary University of London descobriu problemas de saúde que podem ser sinais precoces da doença de Parkinson.

Segundo os pesquisadores, a perda auditiva e a epilepsia, fatores que até então não eram ligados ao diagnóstico da doença, podem ser sinais de alerta.

De acordo com a neurologista, Cristina Simonet, é importante que os profissionais de saúde estejam cientes dessas ligações e entendam o quão cedo os sintomas podem aparecer.

"Assim os pacientes podem obter um diagnóstico o quanto antes e os médicos podem agir cedo para ajudar a controlar a condição”, afirmou a neurologista e doutoranda.

A descoberta foi feita após a análise de históricos de saúde de mais de 1 milhão de pessoas que viviam no leste de Londres entre 1990 e 2018.

De acordo com o estudo, a perda de audição sinalizou um aumento de 66% no risco de pacientes desenvolverem a doença. Pode ser resultado das mudanças iniciais nas funções cerebrais devido à doença.

A associação do Parkinson com a epilepsia foi ainda mais significativa. Pacientes que tiveram epilepsia aumentaram a chance de desenvolver a doença de Parkinson em algum momento da vida em 2,5 vezes.

A análise dos dados também mostrou que os sinais mais conhecidos do Parkinson, como tremores nas mãos e problemas de memória, podem aparecer até uma década antes do diagnóstico.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio