Você se sente mais exausto ao final do expediente?

O nome disso é Zoom fatigue

fenômeno causado pelo desgaste mental diante do excesso de videochamadas.

Isso acontece porque as reuniões online nos forçam a estar mais concentrados nas conversas para absorver informações, diferente de uma situação presencial.

Perder o foco também fica fácil

Vai dizer que, durante um call de equipe, você não viu seu e-mail, checou as mensagens no WhatsApp ou deu um joinha no Slack em alguns segundos?

Não estamos mais acessando uma ou duas reuniões virtuais durante semanas. Agora elas fazem parte da nossa rotina diária.

Na vida real, com que frequência você fica a menos de um metro de um colega e olha para o rosto dele diretamente? Provavelmente nunca.

Precisamos olhar para a câmera

Presencialmente, usamos nossa visão periférica para olhar pela janela ou para outras pessoas na sala. Se fizermos isso durante uma videochamada pode soar mal, não é?

Mas saiba driblar os efeitos do Zoom fatigue

com dicas que podem ajudar a tornar as reuniões online menos exaustivas:

Evite fazer outras tarefas durante a reunião para não prejudicar seu desempenho.

Segundo pesquisadores de Stanford, quem realiza várias tarefas ao mesmo tempo não consegue se lembrar das coisas tão bem quanto aquele que foca em uma atividade por vez.

Faça pequenas pausas no vídeo, minimizando a janela ou desligando a câmera em algumas partes. Deixe seus olhos repousarem por um momento.

Crie pausas durante videochamadas longas

Reduza os estímulos na tela

As distrações na tela vão muito além de fixar nos rostos dos outros, mas também em seus planos de fundo, móveis, plantas, livros na estante, papel de parede...

Nosso cérebro processa tudo ao mesmo tempo! Incentive que os participantes da reunião usem fundos simples ou que desliguem o vídeo quando não estejam falando.

Que tal uma ligação ou e-mail?

Sim, são recursos que ainda são efetivos! Muitas pessoas agora se sentem obrigadas a se comunicar por vídeo, mas lembre que uma videochamada ainda é algo bastante íntimo.

Produção:
Camila Lustosa

Textos:
Tamiris Gomes

Fonte:
Harvard Business Review

Que as reuniões online facilitem a sua vida e não te deixem mais cansado! ;)