O surto do vírus Marburg é motivo de preocupação para as autoridades sanitárias, pois ainda não há vacina disponível para a doença

Entenda o vírus Marburg

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

O surto em Ruanda já tem 36 casos confirmados, 11 mortes e 19 pacientes isolados. Mais de 300 pessoas estão sendo monitoradas pelas autoridades.

saúde

A estação de trem de Hamburgo foi isolada após suspeita de dois passageiros com sintomas de Marburg. O casal chegou de Ruanda, mas os testes deram negativo.

saúde

Pertencente à mesma família do Ebola, o vírus Marburg tem alta taxa de mortalidade e ainda não possui vacinas ou tratamentos específicos disponíveis.

saúde

Causa febre hemorrágica grave e letal, com sintomas abruptos como febre alta, dores musculares, vômitos e sangramentos. Foi identificado pela 1ª vez em 1967.

saúde

A transmissão se dá pelo contato com morcegos Rousettus ou fluidos corporais infectados. O vírus pode se espalhar em ambientes de saúde sem medidas de proteção.

saúde

Febre alta, dores musculares, vômitos, diarreia, sangramentos, cansaço extremo e confusão mental estão entre os sintomas mais comuns do vírus.

saúde

Em até 7 dias, os sintomas podem se agravar, com sangramentos pelo nariz e gengivas, além de risco de choque e falência de órgãos. A doença é extremamente perigosa.

saúde

O tratamento envolve hidratação e controle dos sintomas. Ensaios clínicos para vacinas estão em andamento, mas ainda não há soluções aprovadas.

saúde

A Organização Mundial da Saúde considera Marburg uma doença prioritária e reforça a urgência em desenvolver uma vacina para combater o surto.

saúde

Quer saber mais sobre o vírus Marburg?

+
+
+

+
+
+

+ + +

Clique aqui!