Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão. Manuseio inadequado pode provocar acidentes fatais!

Para muita gente que cozinha, a panela de pressão é um dos utensílios mais temidos e não é pra menos. Se manuseada de forma inadequada, pode haver explosão e acidentes graves e até fatais.

Foi o que aconteceu no Dia das Mães de 2022 em Ceilândia, em Brasília. A cozinheira Jade do Carmo Paz Gabriel, de 32 anos, morreu após explosão da panela de pressão no restaurante em que trabalhava.

Para evitar essas situações, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), destacou que a primeira dica de segurança para panela de pressão é o selo de conformidade do Inmetro.

“A certificação para panela de pressão é compulsória. É a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água. Não compre sem o selo.”, afirma a autarquia

Outra dica é nunca adquirir o utensílio no comércio ambulante. Pedir sempre a nota fiscal da loja é a garantia de troca em casos de defeito. O próximo cuidado é saber quantos litros ela comporta.

Durante a utilização da panela um item que também deve ser observado é a válvula com pino. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão.

A válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer o chiado característico, pode indicar obstrução. Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente.

Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio