Conselhos para quando você sentir que está passando por uma crise de ansiedade

Antes de tudo, saiba que a ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, e da qual não podemos nos livrar

A ansiedade traz sensação de medo, apreensão, mal-estar, desconforto e insegurança

E pode resultar em sintomas graves como taquicardia, medo de morrer, suor frio e tontura

Existem algumas atitudes simples que podem ajudar a controlar a ansiedade, como praticar a respiração profunda

Tente respirar lenta e profundamente 

Inspire puxando o ar em 4 segundos, segure a respiração por 4 segundos e expire todo o ar de seus pulmões por 6 segundos

Falar com amigos, ver uma série, viajar, comprar um mimo para você. Insira em sua rotina, ao menos uma vez, atividades que realmente te dão prazer

Faça coisas que te proporcionem felicidade

Experimente deixar o pessimismo de lado

Evite estar perto de pessoas tóxicas que te deixam para baixo, não é por mal. Esteja com amigos que transmitam confiança e perspectivas positivas

Crie uma rotina que respeite seu sono

Dormir bem faz toda a diferença, pois contribui para produção de substâncias relacionadas ao bem-estar e diminui a sensação de estresse

Dedique tempo para os exercícios físicos

Praticar atividades físicas ajuda a lidar com a ansiedade porque estimula a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer

Desligue um pouco das redes sociais

A vida das pessoas, às vezes, parece muito mais interessante e nos sentimos frustrados. Tome um tempo para você, longe das redes sociais

E tenha a terapia em dia

Quando os sentimentos que geram a ansiedade saem do controle, o ideal é buscar ajuda médica. Em todo caso, um tratamento individualizado é bem-vindo

Sua saúde mental importa!

 Produção: Camila Lustosa
Textos: Tamiris Gomes