Agência reforça importância da adoção de medidas para futuras pandemias

Isso pode causar novas pandemias

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Após a pandemia de Covid-19, a OMS revisou sua lista de patógenos prioritários, identificando agentes capazes de causar futuras pandemias. Mais de 15 milhões de vidas foram perdidas.

saúde

A OMS reuniu 300 cientistas para analisar 25 famílias de vírus e bactérias potencialmente perigosos. A colaboração foi crucial para identificar os maiores riscos à saúde global.

saúde

Entre os patógenos observados, a "Doença X" se destaca. Trata-se de um patógeno desconhecido, de origem animal, que pode causar uma epidemia global. Especialistas fazem alertas.

saúde

Além da "Doença X", a lista inclui doenças como Covid-19, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, Ebola, Marburg, Lassa, Síndrome Respiratória do Oriente Médio, Nipah, Zika, entre outras.

saúde

Identificada no Quênia em 1931, essa febre afeta animais e humanos, causando problemas oculares, meningoencefalite e febre hemorrágica. É uma ameaça contínua para a saúde global.

saúde

Com sintomas semelhantes ao Ebola, o vírus Marburg provoca febre hemorrágica grave. Recentes surtos ocorreram na África, ressaltando a necessidade de vigilância e controle.

saúde

Transmitido por morcegos, o vírus Nipah causa desde síndromes respiratórias até inflamação cerebral. Não há cura ou vacina. Identificado na Malásia, está causando alarme na Índia.

saúde

Endêmica em várias regiões, essa febre hemorrágica apresenta uma alta taxa de mortalidade de até 40%. A vigilância e prevenção são essenciais em áreas afetadas.

saúde

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika ainda tem incidência na América Latina, especialmente no Brasil. A microcefalia em bebês continua sendo uma preocupação.

saúde

Quer saber mais sobre os 7 fatores que podem causar novas pandemias?

+
+
+

+
+
+

+ + +

Clique aqui!