Os pesquisadores disseram ainda que isso foi mais observado nas mulheres e defendem mais estudos para comprovar a relação
Jantar depois deste horário pode causar AVC
saúde
+ + +
+ + +
+ + +
saúde
Jantar tarde pode aumentar o risco de AVC ou miniAVC em 28%, revela estudo de sete anos com mais de 100.000 pessoas. Cientistas associam o horário das refeições à saúde cardiovascular.
saúde
Pesquisadores na França descobriram que comer antes das 20h pode ser mais benéfico. O estudo analisou diários alimentares durante sete anos.
saúde
Um terço das pessoas fez refeições noturnas antes das 20h, enquanto outro terço jantou após as 21h. O acompanhamento durou de 2009 a 2022.
saúde
O estudo registrou cerca de 2.000 casos de doenças cardiovasculares. Aqueles que jantaram após as 21h tiveram 28% mais chance de sofrer AVC ou miniAVC.
saúde
O aumento do risco foi mais observado nas mulheres. Os pesquisadores ponderam sobre a necessidade de mais estudos para confirmar essas descobertas.
saúde
Estudos em animais mostram que jantar tarde pode aumentar açúcar no sangue e pressão arterial. Isso pode danificar vasos sanguíneos, elevando o risco de AVC e ataques cardíacos.
saúde
Jantar após as 21h não aumentou o risco de outras doenças vasculares, como ataques cardíacos ou artérias bloqueadas. O foco foi em problemas cerebrovasculares.
saúde
Jantar tarde, quando a pressão arterial tende a ser mais baixa, pode contribuir para danos nos vasos sanguíneos ao longo do tempo, elevando o risco de coágulos e problemas cerebrais.
saúde
Observar o horário das refeições pode ter implicações significativas na saúde cardiovascular