tecnologias de detecção química foram usadas para saber se a higienização de frutas era capaz de remover produtos tóxicos das cascas

Lavar frutas é capaz de tirar pesticidas?

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Um novo relatório científico alerta sobre resíduos de pesticidas em alimentos. Lavar frutas não remove vários produtos químicos tóxicos usados na agricultura, preocupando consumidores.

saúde

Pesquisadores publicaram um estudo no Nano Letters, da American Chemical Society, mostrando que as tradicionais lavagens de frutas não removem completamente os pesticidas.

saúde

Ao examinar uma maçã, cientistas descobriram que os pesticidas penetram na casca e até na camada de polpa. Lavar a fruta, infelizmente, não é suficiente para eliminá-los.

saúde

Embora a lavagem não funcione totalmente, remover a casca da maçã, junto com parte da polpa, pode reduzir a contaminação por pesticidas, segundo os pesquisadores.

saúde

Apesar das preocupações, a maioria dos estudos sobre pesticidas lida com exposição ocupacional, e não dietética. Isso levanta a questão: quão preocupante é essa descoberta para os consumidores?

saúde

Agências de saúde afirmam que resíduos de pesticidas nos alimentos, quando dentro dos limites legais, não representam grande risco à saúde. Mas a ineficácia da lavagem levanta novas preocupações.

saúde

Mesmo sem eliminar pesticidas, lavar frutas e vegetais é crucial para a segurança alimentar, removendo sujeira e microorganismos, como bactérias e vírus, que podem causar doenças.

saúde

Além de água corrente, soluções próprias para higienização de frutas podem ajudar a remover parte dos contaminantes, garantindo alimentos mais seguros para consumo.

saúde

Apesar da ineficácia na remoção de pesticidas, manter a higiene dos alimentos é fundamental. Este estudo destaca a importância de continuar explorando formas de garantir alimentos mais seguros.

saúde

Quer saber mais sobre se lavar frutas é capaz de tirar pesticidas?

+
+
+

+
+
+

+ + +

Clique aqui!