O teste funcionou melhor do que o padrão diagnóstico atual, que se baseia em testes cognitivos e exames cerebrais
Novo exame de sangue detecta Alzheimer
saúde
+ + +
+ + +
+ + +
Um novo exame de sangue detectou Alzheimer em estágios iniciais com 91% de precisão, superando avaliações médicas que alcançaram apenas 61%.
saúde
O teste APS2 teve 91% de precisão no diagnóstico de Alzheimer em comparação com a taxa de 61% dos médicos que examinaram os mesmos pacientes.
saúde
O teste APS2, ainda não aprovado para uso rotineiro, foi desenvolvido por pesquisadores suecos e suas descobertas foram divulgadas em 28 de julho no Journal of the American Medical Association.
saúde
O teste mede níveis sanguíneos de duas proteínas associadas ao Alzheimer: "emaranhados" de Tau e "placas" amiloides, com aumentos significativos de p-tau217 em casos de Alzheimer.
saúde
No estudo, 1.213 pacientes com sintomas cognitivos foram avaliados por médicos e pelo teste APS2. Eles tinham em média 74 anos, com diferentes níveis de declínio cognitivo.
saúde
Os pacientes foram avaliados por médicos com critérios internacionais, tomografias e testes cognitivos, além do exame de sangue APS2. Os resultados foram comparados com testes padrão ouro.
saúde
O exame APS2 teve 91% de precisão na detecção de Alzheimer, superando a precisão de 61% dos médicos e 73% dos especialistas em demência.
saúde
Os pesquisadores afirmam que medidas sanguíneas sensíveis do Alzheimer podem ser integradas ao processo clínico, embora não substituam completamente outros métodos de diagnóstico.
saúde
Os pesquisadores destacam que o Alzheimer pode levar anos para se desenvolver no cérebro, e o exame de sangue não será o único meio de diagnóstico precoce.
saúde
Quer saber mais sobre o novo exame de sangue que detecta Alzheimer?