Saiba o que é psicopedagogia e qual seu papel nas escolas. Apoio psicopedagógico pode ser a chave para o sucesso na construção do conhecimento. Entenda.

Problemas psicológicos afetam o desempenho de crianças e adolescentes, mas, se sanados, a construção do conhecimento se torna prazerosa. Por isso, é importante o apoio psicopedagógico nas escolas.

O papel do apoio psicopedagógico na formação de crianças e adolescentes tem o objetivo do apoio psicopedagógico é ajudar a criança ou o adolescente a assimilar e construir o conhecimento.

O psicopedagogo trabalha com os processos de aprendizagem para entender as causas das dificuldades e limitações existentes para atuar na origem delas — seja essa origem social, física ou emocional.

Quando falamos em aprendizagem, isso vai muito além das etapas iniciais: na verdade, trata-se de todo o processo de construção de conhecimento que faz parte do desenvolvimento humano.

Assim, diz-se que o apoio psicopedagógico é preventivo e terapêutico. Na escola, ele ajuda os docentes a olharem para as crianças e adolescentes a fim de perceber qualquer discrepância de aprendizado.

É papel do psicopedagogo orientar professores e familiares a lidarem com essas dificuldades. Ele ajuda no resgate da autoestima da criança e do adolescente, incentivando-os a terem prazer em aprender.

Sempre que os pais perceberem ou forem avisados pela escola de alguma dificuldade na aprendizagem, é hora de buscar apoio psicopedagógico.

A percepção das dificuldades de aprendizado pode ser sutil, cada criança ou adolescente tem suas particularidades, que podem se mostrar na forma como ele se comunica, comportamento, leitura e escrita.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio