Identificar os fatores de risco e entender o que pode levar a um AVC precoce é fundamental para a prevenção
O que leva um jovem a sofrer um AVC?
saúde
+
+
+
+
+
+
+ + +
O AVC não afeta apenas idosos. Embora menos comum, jovens adultos também podem ser vítimas, e as sequelas podem ser graves.
saúde
A hipertensão é uma das principais causas de AVC em qualquer idade. Segundo a OMS, 40% das mortes por AVC podem ser evitadas com o controle adequado da pressão arterial.
saúde
Fumantes têm o dobro de risco de sofrer um AVC. O cigarro endurece e estreita artérias, eleva a pressão arterial e aumenta a formação de coágulos, facilitando a ocorrência de um AVC.
saúde
Álcool, drogas ilícitas, doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto e obesidade também elevam o risco de AVC em jovens adultos, além da falta de atividade física.
saúde
Fraqueza ou dormência em um lado do corpo, fala arrastada e assimetria facial são sinais comuns de AVC. Perda de equilíbrio, dor de cabeça intensa e tontura também podem ocorrer.
saúde
O miniAVC é um bloqueio temporário no fluxo sanguíneo para o cérebro. Os sintomas duram poucos minutos ou desaparecem em 24 horas, mas podem ser um alerta para um AVC maior.
saúde
O AVC hemorrágico acontece quando um vaso no cérebro se rompe, causando sangramento. Embora menos comum, é mais grave e com maior risco de morte ou incapacidade.
saúde
Controlar a pressão arterial, parar de fumar, evitar álcool e drogas, além de manter uma dieta saudável e praticar exercícios, são medidas que ajudam a reduzir o risco de AVC.
saúde
Apenas médicos podem diagnosticar e indicar tratamentos para o autismo. A compreensão do espectro ajuda a criar uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
saúde
Quer saber mais sobre o que leva um jovem a sofrer um AVC?
+
+
+
+
+
+
+ + +
Clique aqui!