Pancs: Você sabia que existe uma série de plantas comestíveis não convencionais e que fazem bem à saúde? Entenda!
Pancs são plantas alimentícias não convencionais, que podem ser folhas, verduras, frutos e raízes, muitas com enorme potencial nutritivo e saborosas.
O termo panc foi criado pelo biólogo e professor Valdely Ferreira Kinupp e refere-se a todas as plantas não convencionais que possuem partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas.
Apesar de as pancs estarem em canteiros das ruas, nas praças e até nos nossos quintais, é preciso cuidado. A identificação correta de qualquer planta, alimentícia ou medicinal, é fundamental.
Algumas, inclusive, podem ser tóxicas. Livros com fotos ilustrativas e até mesmo apps de celular que auxiliam na identificação. Entretanto, recomenda-se: antes de consumir, consulte quem já consome.
Veja fotos de diferentes fontes para comparar, converse com outras pessoas e solicite ajuda de algum profissional capacitado para a correta identificação da planta.
São muitas as variedades de pancs em cada região do país. As mais conhecidas são ora-pro-nóbis, chicória-do-campo, taioba, azedinha, peixinho, dente-de-leão, mangaba, baru, pequi, hibisco e serralha.
Elas têm alto potencial nutricional, mas também contêm antinutrientes, que devem ser inativados em sua preparação para que não atrapalhem a absorção de outros nutrientes.
Assim como todos os vegetais, cada panc tem uma forma de preparo. Muitas podem ser consumidas in natura, utilizadas na forma de suco ou em saladas. Outras podem ser ingeridas cozidas ou refogadas.