Seis filmes de sucesso criados

a partir de livros escritos por mulheres!

Muitos livros marcaram a história da literatura por promoverem mudanças estruturais e de pensamento na sociedade - seja pelo teor da obra ou pelo simples fato de terem sido escritos por mulheres.

Pegando carona no sucesso e consistência desses livros, a indústria cinematográfica os transformou em filmes que ajudaram a despertar o interesse do público por suas autoras. Confira alguns deles!

A Cor Púrpura, de Alice Walker

Retrata a difícil vida de uma mulher negra que vive no sul dos EUA no início do século 20. A obra foi inspiração para o filme dirigido por Steven Spielberg, em 1985.

Frankenstein, de Mary Shelley

Escrito em 1818, foi o precursor da literatura de horror e ficção científica. Possui várias adaptações para o cinema, como o filme do diretor Kenneth Brannagh, de 1994.

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

A obra, que conta a saga de Katniss Everdeen em uma realidade distópica, ganhou quatro filmes na adaptação para o cinema com Jennifer Lawrence como protagonista.

Cinquenta tons de Cinza, de Erika Leonard James

A apimentada trilogia que mostra a relação de Anastasia e Christian Grey ​foi adaptada para o cinema e teve números astronômicos de bilheteria.

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

O clássico literário de 1847 ganhou muitas adaptações para o cinema. Uma das melhores é a versão de Peter Kominsky com Ralph Fiennes e Juliette Binoche.

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Esse clássico da literatura foi publicado em 1813 e segue aclamado até hoje. A adaptação mais aplaudida é a de Joe Wright, com Keira Knightley como protagonista.

Produção: Thamyres Donadio

Texto: Tuka Pereira