Calcinhas amareladas:

ginecologista explica se isso é normal

Pode ser que você já tenha observado que os fundos de algumas de suas calcinhas estejam ficando amarelados ou desbotados e aí se perguntou: “será que isso é normal?”

Segundo a ginecologista obstetra Renata Cavalcante, isso é natural e não há com o que se preocupar. Pelo contrário, é sinal de que sua vagina está produzindo secreções já esperadas.

“A região íntima da mulher tem secreções normais de pH entre 3,8 a 4,5 que ajudam a manter a umidade natural da vagina. Quando em contato com a calcinha, as secreções amarelam o tecido”, explicou.

Isso acontece porque o valor do PH das secreções vaginais é amplamente ácido e, em contato com o ar ambiente, oxida, mudando a coloração do tecido, especialmente os de algodão.

Esse nível de acidez é o que protege contra a proliferação de bactérias que não fazem parte do equilíbrio fisiológico da vagina.

O fluido de cor clara e sem odor varia ao longo do ciclo menstrual e de mulher para mulher. Ele é constituído por células mortas da vagina, bactérias da flora vaginal e muco.

Só é preciso ficar atenta se a secreção causar coceira, ardência, se mudar de cor ou se tiver um cheiro forte, pois pode ser um sinal de infecção e é preciso procurar um médico.

O exame ginecológico verifica o pH vaginal e, caso algo esteja anormal, o ginecologista pode solicitar mais exames. Porém, se o corrimento não tiver anormalidade, não há necessidade de medicamentos.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio