prática terapêutica que promove o bem-estar físico, mental e emocional através da risada.
O riso contribui para a produção de endorfina, dopamina e serotonina, substâncias que levam ao bem-estar, melhora do humor e traz sensação de felicidade.
Justamente por conta da serotonina, o hormônio da alegria, uma gargalhada equilibra o humor e afasta sentimentos depressivos.
Outro benefício é a redução dos níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Em contrapartida, aumenta a produção de endorfinas que têm efeito analgésico no organismo.
As endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, aumentando a número de células de defesa e anticorpos que combatem infecções.
Quando sorrimos, 12 músculos internos e externos da face se movimentam. Esse movimento retarda o aparecimento de marcas de expressão e tonifica a musculatura facial.
O sorriso também ativa áreas do cérebro que são vitais para o aprendizado e para a criatividade. Sendo assim, estimula a concentração e exercita o cérebro.
Dar boas risadas ajuda no bom funcionamento do sistema cardíaco, já que o fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial.
Textos
Produção
Produção