RISOTERAPIA

prática terapêutica que promove o bem-estar físico, mental e emocional através da risada.

O riso, por si só, não cura nenhuma doença, mas tem muitos benefícios para a saúde e serve como um aliado na recuperação de pacientes em tratamentos diversos.

O médico norte-americano Dr. Hunter Doherty, mais conhecido como Patch Adams, é considerado o pai da Terapia do Riso.

A história do médico virou até filme, “Patch Adams”, de 1998, estrelado por Robin Williams (1951-2014).

Ele contribuiu para que a prática ganhasse notoriedade e seu trabalho estimulou várias pesquisas sobre a importância do riso para o bem-estar e a saúde.

A concepção de uma medicina mais humanizada ganhou correntes em todo o mundo. No Brasil temos a ONG Doutores da Alegria, que leva palhaços a hospitais.

Confira os benefício físicos e psicológicos da risoterapia:

Melhora o estado emocional e reduz o estresse

O riso contribui para a produção de endorfina, dopamina e serotonina, substâncias que levam ao bem-estar, melhora do humor e traz sensação de felicidade.

Ajuda no tratamento da depressão

Justamente por conta da serotonina, o hormônio da alegria, uma gargalhada equilibra o humor e afasta sentimentos depressivos.

Diminui a dor

Outro benefício é a redução dos níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Em contrapartida, aumenta a produção de endorfinas que têm efeito analgésico no organismo.

Fortalece o sistema imunológico

As endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, aumentando a número de células de defesa e anticorpos que combatem infecções.

Contribui para o rejuvenescimento

Quando sorrimos, 12 músculos internos e externos da face se movimentam. Esse movimento retarda o aparecimento de marcas de expressão e tonifica a musculatura facial.

Aumenta as habilidades intelectuais

O sorriso também ativa áreas do cérebro que são vitais para o aprendizado e para a criatividade. Sendo assim, estimula a concentração e exercita o cérebro.

Rir também faz bem para o coração

Dar boas risadas ajuda no bom funcionamento do sistema cardíaco, já que o fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial.

 Thamyres Donadio


Tamiris Gomes

Textos

Produção

Produção