Pessoas com TDAH frequentemente enfrentam estigmas e mal-entendidos
saúde
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é debatido intensamente. Há quem o veja como excessivamente diagnosticado, outros acham subdiagnosticado e mal compreendido.
saúde
Os sintomas do TDAH variam entre indivíduos, dependendo do tipo do transtorno. Alguns têm mais desatenção, outros mais hiperatividade e impulsividade, e a intensidade varia.
saúde
Existem três subtipos principais: Primariamente Desatento, Primariamente Hiperativo-Impulsivo e Combinado, cada um com características específicas de sintomas.
saúde
As causas são multifatoriais, incluindo alterações na região frontal do cérebro, hereditariedade e desequilíbrio de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina.
saúde
O diagnóstico do TDAH é baseado na avaliação clínica de sintomas persistentes, mas pode ser desafiador devido à sobreposição com outras condições e preocupações sobre diagnóstico excessivo.
saúde
O tratamento envolve acompanhamento médico, medicamentos para controlar sintomas, terapia comportamental e intervenções na escola, como acompanhamento psicopedagógico e reforço escolar.
saúde
Após o diagnóstico de TDAH, o acompanhamento médico é fundamental para escolher a melhor abordagem de tratamento, que pode incluir medicamentos e terapias comportamentais.
saúde
Medicamentos podem ajudar a controlar impulsos, enquanto a terapia comportamental visa diminuir comportamentos inadequados, melhorando a qualidade de vida do paciente.
saúde
Na escola, intervenções como acompanhamento psicopedagógico e reforço escolar são importantes para melhorar o desempenho acadêmico e social do indivíduo com TDAH.
saúde
+ + +
+ + +
+ + +
Quer saber sobre como identificar os tipos de TDAH?