Entenda o que é capacitismo e saiba como não agir de forma capacitista!
De forma resumida, o capacitismo é o conjunto de atitudes preconceituosas que discriminam e subestimam a capacidade de pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes (NDs).
A maioria das pessoas nem sabe que existe um termo que define a forma pela qual as pessoas com deficiência são tratadas como incapazes, inferiores ou dignas de pena.
Apesar do termo capacitismo ser recente, o preconceito contra pessoas com deficiência vem de muito antes e está tão enraizado na sociedade, que se torna quase invisível.
Isso acontece, em parte, porque o capacitismo é encarado como consequência de atitudes individuais, não como preconceito estrutural. Para mudar isso é preciso mexer na estrutura da sociedade.
Você certamente já viu pessoas falarem ou até já falou frases como “Tá cego?”, “Não sou cego” ou “Nossa, que mancada”?. Se sim, saiba que essas falas estão relacionadas ao capacitismo.
A prática do capacitismo atinge a pessoa com deficiência de diferentes maneiras, desde o acesso ao meio físico até a criação de barreiras para que exerçam atividades independentemente.
A melhor forma de evitar o capacitismo é evitar atitudes, palavras, brincadeiras ou gestos preconceituosos. Por mais que, muitas vezes, tudo seja feito na “inocência”.
Não faça perguntas que você não gostaria de ouvir, não use termos que podem ser ofensivos, não converse com os deficientes com ar de pena, deixe-o mostrar seu potencial e não julgue, seja empático.