Saiba o que é

Vem entender mais sobre o novo tipo de contaminação durante a pandemia.

"Flurona" é um termo popular utilizado para descrever o caso de pessoas que apresentam COVID-19 e gripe ao mesmo tempo. "Flu" se refere ao vírus da gripe (Influenza) e "rona" se refere ao coronavírus.

A infecção por dois vírus não é uma situação rara de acontecer, principalmente quando há circulação de doenças de transmissão fácil e com elevados número de casos, como é o caso da Covid-19 e da gripe

A vacina disponível neste ano para a Influenza não foi projetada para conter justamente a cepa que está em circulação, chamada de Darwin, pertencente ao grupo dos vírus H3N2.

No entanto, segundo a pneumologista Margareth Dalcomo, a atual vacina contra Influenza, mesmo que não cubra a  H3N2, causa proteção cruzada, e protege. "É melhor estar vacinado, do que não estar".

Os principais sinais e sintomas relatados de "flurona" são:

- Febre -Tosse - Respiração mais rápida e curta - Falta de ar - Dor muscular - Dor de cabeça - Dor ao engolir - Nariz entupido

Na presença desses sinais e sintomas, é importante consultar um clínico geral, para que sejam feitos exames e se possa verificar se os sintomas são indicativos de COVID-19, Influenza ou "flurona".

A pessoa deve ficar em isolamento de acordo com a orientação do médico para não contaminar outras pessoas, além fazer uso de máscaras, higienizar as mãos regularmente e evitar aglomerações.

Produção: Thamyres Donadio

Texto: Tuka Pereira

Créditos: Tua Saúde, CNN, Fio Cruz