Você sabe quais são as doenças que mais causam mortes no mundo? A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório que aponta quais são elas e se é possível evitá-las. Entenda!
O documento da OMS afirma que são as doenças não transmissíveis as principais causas de morte no mundo.
De acordo com a agência de saúde da ONU, essas enfermidades – também conhecidas como doenças crônicas – matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 74% de todos os óbitos no mundo.
Os principais tipos de doenças não transmissíveis são as cardiovasculares (como ataques cardíacos e derrames), câncer, doenças respiratórias crônicas, diabetes e problemas de saúde mental.
Essas enfermidades afetam desproporcionalmente as pessoas em países de baixa e média renda, onde ocorrem mais de três quartos das mortes globais por doenças não transmissíveis (31,4 milhões).
O documento revela que a cada dois segundos uma pessoa com menos de 70 anos morre de uma das quatro doenças não transmissíveis no mundo.
Os principais fatores de risco apontados são o tabagismo, a alimentação não saudável, o uso nocivo do álcool, o sedentarismo e a poluição do ar.
“A eliminação desses fatores poderia prevenir ou retardar problemas de saúde significativos e muitas mortes prematuras por DNTs ( doenças não transmissíveis )”, sugere a OMS.
O relatório revela ainda a escala atual da ameaça das doenças e apresenta possibilidades de intervenções econômicas que, se aplicadas pelos países, podem salvar vidas e poupar gastos com saúde.