Quando se é criança, o controle das emoções ou até a forma de expressão de sentimentos não é muito clara. Saiba como cuidar da saúde mental das crianças!

As crianças estão sujeitas a sofrer de problemas psicológicos, e é muito importante que os responsáveis estejam atentos, principalmente após o longo período de restrições sociais pela pandemia.

Há uma série de disfunções psicológicas que acometem tanto adultos quanto crianças. O diagnóstico correto e o tratamento são as melhores formas de evitar que a situação piore.

Muitas vezes, adultos acham que alguns comportamentos infantis são coisas passageiras. O blog Novos Alunos listou os principais transtornos que podem surgir na infância.

Ansiedade - Há cada quatro pessoas, pelo menos uma sofre desse mal que causa sensações de tensão, medo, desconforto que gera reações físicas, como tremores, falta de ar, suor frio e palpitação.

TOC - O transtorno obsessivo-compulsivo se caracteriza por pensamentos que afetam o dia a dia. É comum, por exemplo, exagero na limpeza, lavar as mãos em excesso, acúmulo de objetos, entre outros.

Depressão - Períodos de tristeza e perda de interesse nas atividades que perduram por mais de duas semanas são sintomas de depressão.

Transtornos alimentares - Caracterizam-se pela alteração danosa do indivíduo em relação à sua alimentação e, consequentemente, leva à distorção da própria imagem.

Quais são os cuidados a tomar?

- Não esconda os acontecimentos

- Esteja atento aos sinais

- Evite a sobrecarga mental

- Permita que as crianças se expressem

Créditos: Novos Alunos

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio