Com a crescente relevância da China no cenário geopolítico, falar mandarim vem se tornando um diferencial no mercado de trabalho. Selecionamos seis recursos para aprender mandarim de graça!

A China conta com algumas das melhores universidades do mundo e vem se consolidando como referência em ensino e educação.

Para estudar em qualquer uma das duas, não é necessário ser fluente em Mandarim, entretanto, falar o idioma Chinês pode abrir inúmeras portas. Eis alguns recursos que ajudam a aprender o idioma.

1 – Clube de Chinês/Pula Muralha - Canal no Youtube disponibiliza vídeos sobre questões focadas no idioma que são uma ótima introdução para quem ainda está dando os primeiros passos no mandarim.

2 – Chineasy - Disponível para Android e iOS, o Chineasy é um aplicativo que usa imagens para ajudar o estudante a memorizar o significado de alguns dos principais ideogramas.

3 – Memrise - O app e o site de mesmo nome possuem aulas com perguntas de identificação de ideogramas com compreensão auditiva. Algumas delas até trazem vídeos curtinhos de falantes nativos.

4 – Skritter - Além de aulas, o app permite que o estudante treine a escrita dos caracteres usando o dedo para desenhar na tela do celular.

5 – Mandarin Bean - O site existe desde os anos 2000, agregando aulas, vídeos, podcasts e outras ferramentas para quem estuda a língua. No entanto, para aproveitar é preciso saber um pouco de inglês.

6 – LingoDeer - Aplicativo de idiomas especializado em línguas asiáticas e se diferencia por fornecer um pouco mais de detalhes teóricos sobre as línguas.

Texto: Tuka Pereira

Produção: Thamyres Donadio