Nos períodos mais frios do ano, é comum que a vontade de tomar água diminua.

Já bebeu água hoje?

2 litros de água por dia!

Mesmo durante o inverno, o recomendado é beber pelo menos

Por isso, entenda alguns sinais de que você precisa beber mais esse líquido.

A água é a principal fonte de hidratação do corpo humano.

A desidratação é uma causa potencial de espasmos ou contração involuntária dos músculos.

Cãibras
musculares

Dores de cabeça

A desidratação reduz o volume de fluídos necessários para o bom funcionamento do cérebro, por isso, aparecem a enxaqueca, além de moleza e confusão mental.

Já em um estágio grave, a falta de água leva a febre e arrepios. Com a perda de líquidos através da transpiração, o quadro pode se agravar ainda mais.

Febre e calafrios

Mau hálito

Daí surgem mais bactérias na boca e o famoso mau hálito.

A desidratação impede que o corpo produza saliva, que tem propriedades antibacterianas.

A perda de líquido também pode causar sensação de fadiga, sonolência e redução do estado de alerta durante as atividades diárias normais.

Sensação de cansaço

Desejo por doces

Um organismo desidratado entende que precisa ingerir doces e carboidratos porque a energia fornecida pelos alimentos não está conseguindo ser transportada para as células.

E lembre-se: nenhum outro líquido substitui a água.

Sentiu algum desses sintomas?

Hidrate-se!

Tamiris Gomes

Textos

Isabela Durão

Produção