Conheça os principais fatores com os quais se ter atenção para reduzir o risco
Sinais de que você pode desenvolver demência
saúde
+ + +
+ + +
+ + +
saúde
Demência não é uma doença específica, mas um conjunto de sintomas ligados ao declínio cognitivo, afetando memória, fala e comportamento.
saúde
Estudo recente mostrou que padrões de sono irregulares aumentam em 53% o risco de demência, após ajustes para idade e genética, apontando a importância de horários consistentes.
saúde
Enfatiza-se não apenas a quantidade, mas a consistência do sono, reforçando a necessidade de manter horários regulares para reduzir o risco.
saúde
Além de problemas de sono, envelhecimento, genes, pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade e alto consumo de álcool também podem aumentar o risco.
saúde
Pessoas acima de 75 anos têm maior probabilidade de desenvolver demência, um dos fatores de risco destacados pela pesquisa.
saúde
Apesar da maioria dos casos não ser hereditária, alterações genéticas raros podem causar demência, especialmente a demência frontotemporal.
saúde
Pressão alta e tabagismo na meia-idade aumentam a probabilidade de desenvolver demência, apontando para cuidados preventivos.
saúde
Diabetes tipo 2 e obesidade na meia-idade também estão ligados a um maior risco de demência.
saúde
O alto consumo de álcool, mais de 12 doses por semana, é outro fator que pode aumentar o risco de desenvolver demência, destacando a importância do equilíbrio no consumo.