A carência dessa vitamina provoca muitos sintomas inespecíficos, que podem ser ignorados ou confundidos

Sintomas da deficiência de vitamina A

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Mesmo quem segue uma dieta saudável pode ter deficiência de vitamina A. A OMS define como deficiente níveis de vitamina A abaixo de 10 µg/dl no plasma sanguíneo.

saúde

Os primeiros sinais incluem cabelo seco, unhas quebradiças, visão prejudicada, lábios rachados, dores de cabeça e sistema imunológico enfraquecido, aumentando a suscetibilidade a infecções.

saúde

Cegueira, tontura, perda de olfato e paladar, perda de apetite, pele ressecada, fraqueza muscular e atrasos no crescimento em crianças são sinais graves de deficiência prolongada.

saúde

A deficiência ocorre quando o corpo não tem reservas suficientes, e nem sempre está ligada à dieta. Em países desenvolvidos, a causa geralmente envolve absorção prejudicada da vitamina.

saúde

Bebês prematuros, crianças vulneráveis a infecções, grávidas, lactantes e pessoas com mais de 65 anos são os principais grupos de risco para desenvolver deficiência de vitamina A.

saúde

Doenças como Crohn, problemas no fígado, pâncreas, diabetes e hipertireoidismo podem dificultar a absorção de vitamina A, mesmo com uma dieta adequada.

saúde

Inflamações, traumas, consumo de álcool e cigarro, doenças renais, cirurgias e doenças graves, como câncer e AIDS, podem aumentar a necessidade de vitamina A no corpo.

saúde

Fígado bovino, óleo de fígado de peixe, ovos, leite integral, sardinha, salmão e atum são fontes ricas de vitamina A para suprir a necessidade diária.

saúde

Cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, acelga, brócolis, couve e pimentão vermelho são vegetais que ajudam a manter níveis adequados de vitamina A no organismo.

saúde

Quer saber mais sobre os sintomas da deficiência de vitamina A?

+
+
+

+
+
+

+ + +

Clique aqui!