Aquela soneca à tarde faz bem para a sua saúde, sabia?

Estudos mostram que a tradicional cochilada depois do almoço pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.

15 a 30 minutos é o tempo recomendável para a "sesta", assim a qualidade do sono durante a noite não é afetada, dizem os especialistas.

Para um descanso rápido e confortável, encontre um ambiente tranquilo, com pouco ruído e pouca luz.

É melhor dormir em uma poltrona do que na cama, especialmente quando se sofre de refluxo ou outros problemas digestivos.

Previne doenças cardíacas

Cochilar ajuda a reduzir o estresse e o risco de doenças cardiovasculares.

Facilita o aprendizado

Um estudo da Universidade da Califórnia revela que aqueles que cochilam têm um desempenho melhor à tarde e aumentam sua capacidade de aprendizado em 10%.

Aumente a concentração

O sono facilita o armazenamento da memória de curto prazo e abre espaço para novos dados.

Estimula a criatividade

Neurologistas da Universidade de Georgetown descobriram que tirar uma soneca aumenta a criatividade ou, pelo menos, estimula a atividade na área correspondente do cérebro.

Melhora os reflexos

Outro estudo da NASA mostrou que os pilotos que cochilavam 26 minutos por dia cometeram 34% menos erros no trabalho e dobraram seus níveis de alerta.

Tira o estresse

A serotonina é um neurotransmissor que regula o sono, o apetite e o humor. Dormir recheia nosso cérebro com serotonina, o que nos dá uma sensação de satisfação e bem-estar.

Produção: Thamyres Donadio
Textos: Tamiris Gomes
Fonte: Fundação Espanhola do Coração