Entenda a conexão entre traços pessoais e saúde cerebral

Traço de personalidade pode ser demência

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Um estudo com 44.531 participantes, divulgado na Alzheimer’s and Dementia, mostrou que traços de personalidade podem influenciar o risco de desenvolver demência.

saúde

A pesquisa analisou dados de 8 estudos, com idades entre 49 e 81 anos. Foram feitas avaliações de personalidade e exames cerebrais pós-morte para identificar os impactos.

saúde

Os traços avaliados foram: abertura a experiências, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo. Cada um pode influenciar a saúde cerebral de formas diferentes.

saúde

O estudo analisou o afeto positivo, que inclui emoções como alegria, e o afeto negativo, ligado a sentimentos de raiva. Ambos podem afetar o risco de demência.

saúde

Neuroticismo e afeto negativo foram identificados como fatores que aumentam o risco de desenvolver demência, segundo os resultados do estudo.

saúde

Traços como conscienciosidade e extroversão, assim como emoções positivas, atuaram como fatores de proteção contra o risco de demência na pesquisa.

saúde

A abertura a novas experiências pode reduzir o risco de demência em até 42%, segundo o estudo, mostrando a importância da busca por vivências diversificadas.

saúde

Não foi encontrada uma associação consistente entre traços de personalidade e lesões cerebrais, sugerindo que o risco de demência pode ser independente dos danos.

saúde

Esses achados destacam a importância de considerar a personalidade na detecção precoce da demência e na elaboração de estratégias de tratamento e estratificação de risco.

saúde

Quer saber mais sobre o traço de personalidade que pode ser demência?

+
+
+

+
+
+

+ + +

Clique aqui!