Atenção para o prazo final: quem tem direito ao PIS/Pasep 2023, referente ao ano-base 2021, precisa sacar até dezembro.
Cidadania
Mais de 540 mil trabalhadores ainda não sacaram o PIS/Pasep 2023. Entre os cadastrados, há uma parcela considerável que ainda pode resgatar o benefício.
Cidadania
O abono salarial de 2023 foi disponibilizado para todos os trabalhadores com empregos formais em 2021. O pagamento iniciou em fevereiro e encerrou em julho deste ano.
Cidadania
Para ter direito ao PIS/Pasep 2023, é necessário ter tido um emprego formal em 2021, ganhar menos de dois salários mínimos mensais e ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base.
Cidadania
Para receber o PIS/Pasep, é crucial ter registro no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos.
Cidadania
O PIS é para trabalhadores do setor privado, regidos pela CLT, e é administrado pela Caixa. Já o Pasep é destinado a servidores públicos, empresas públicas e de economia mista
Cidadania
O abono do PIS/Pasep é anual, com valor máximo equivalente ao salário mínimo vigente na data do pagamento.
Cidadania
Este ano, o valor variou entre R$ 1.302 e R$ 1.320, dependendo do período do recebimento.
Cidadania
O prazo para sacar o PIS/Pasep 2023 termina em 28 de dezembro, seja nas agências responsáveis ou nas plataformas digitais. Após esse período, será necessário solicitar o saque diretamente