Exercícios de yoga para praticar com bebês e crianças

A técnica milenar que propõe o equilíbrio entre corpo e mente também beneficia os pequenos, além de ser uma forma de divers ão e interação com eles.

Sem contar que praticar yoga junto fortalece os vínculos afetivos, relaxa e coloca os pais, mães ou o cuidador para trabalharem o corpo físico.

Quem explica tudo isso é Nambir Kaur, professora e autora do livro "O pequeno CanGuru: manual de yoga para bebês e crianças pequenas."

Segundo ela, a atividade envolve histórias, músicas, brincadeiras, posturas e, por isso, constrói uma consciência corporal nas crianças.

"A criança pode construir uma consciência do próprio corpo e aprender a brincar e se divertir com ela mesma, em qualquer contexto, dispensando o excesso de tecnologia.” -- Nambir Kaur

Quais os benefícios do yoga como atividade física na primeira infância?

Ajuda a desenvolver a coordenação motora, fortalece o corpo, estimula a concentração e o foco e até reduz a ansiedade.

Ensina valores positivos, como a importância da não violência, e desenvolve habilidades emocionais e sociais para cuidar de si e do outro.

No caso dos bebês de colo, é possível fazer posturas que trabalham o fortalecimento da mãe no pós-parto, reforçando o vínculo entre ela e bebê.

Exercícios de yoga para praticar com bebês e crianças em casa:

Aquecimento

Peça para a criança imaginar uma borboleta na palma da mão. Pergunte qual é a cor e como ela é, depois peça para soltar e tentar persegui-la pela sala. Suba no alto, pule, abaixe, rasteje.

Alongamento em dupla

Sente-se no chão, com os joelhos estendidos e com as solas do pé em contato com os da criança. De mãos dadas, comece a puxar, em movimento de gangorra, para frente e para trás.

Avião

Deite com as costas no chão e os joelhos flexionados. Coloque os pés nos ossos da bacia da criança. Segure suas mãos e estique as pernas. Peça para a criança esticar as pernas também.

Balanço nas pernas
(para bebês de seis meses em diante)

Coloque o bebê ou a criança nas canelas, com o umbigo voltado para baixo, e segure-o pelas mãos.

Balance para frente e para trás sobre as suas costas, movimento de gangorra. Enquanto o bebê ou a criança se diverte, o adulto massageia as costas e fortalece o abdômen. Ótimo momento para cantar.

Balanço de costas

Sentem-se de costas um para o outro, entrelace os braços e comece a balançar de frente para trás, flexionando e estendendo o tronco. Esta postura favorece a integração.

Produção Thamyres Donadio Textos Tamiris Gomes Fonte Saúde Brasil