4 destinos para inspirar os diferentes perfis de viajantes

Os aventureiros, os que não dispensam mimos e luxo ou aqueles que simplesmente querem relaxar.

Por: Redação

Com um território de dimensões continentais, quase todo dentro dos trópicos, o Brasil tem destinos para todos os tipos de viajantes. Os aventureiros, os que não dispensam mimos e luxo ou aqueles que simplesmente querem relaxar.

Todos os perfis de viajantes encontram atrações imperdíveis dentro do território nacional. E não é necessário frequentar sempre os mesmo lugares. Longe dos destinos mais badalados, não faltam opções. Basta escolher, fazer as malas e comprar as passagens aéreas.

8 DICAS DE COMO ESCOLHER UM HOSTEL SEM CAIR EM ROUBADAS

Para quem quer economizar, a dica é pesquisar e comprar direto na MaxMilhas, que disponibiliza voos econômicos com desconto ao longo de todo o ano.

Aventura – Ibitipoca (MG)

Chegar a Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, já é uma aventura. O pequeno vilarejo fica muito bem aninhado entre as montanhas do sudeste mineiro. Só pode ser acessado por estradas íngremes e bastate irregulares.

Crédito: IStockA Janela do Céu é uma das tarações de Ibitipoca

Colado na cidade, o Parque Nacional do Ibitipoca está repleto de atrações para os mais aventureiros. São três os circuitos principais. Mais curto, o Circuito das Águas tem apenas 5 km. São incontáveis os lagos, praias e cachoeiras que o visitante percorre nesse passeio, que pode se estender por um dia todo. Perfeito para quem gosta de nadar.

O circuito mais buscado é também o mais exigente. São quase 30 km de caminhada (ida e volta) para conhecer a Janela do Céu, uma das cachoeiras mais deslumbrantes do estado. Aos finais de semana, é preciso chegar cedo, já que o parque limita o número de turistas que sobem até a Janela e a procura é grande.

O ingresso custa R$ 25 aos sábados e domingos, e R$ 20 nos demais dias. Há meia-entrada (valores de novembro de 2019).

Cultura – São Paulo (SP)

Definitivamente, não falta o que fazer em São Paulo. A capital paulista é um banho de cultura para todos os bolsos e gostos.

Para os apreciadores de arte clássica, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) é imperdível. Sua coleção permanente conta com obras de Picasso, Monet, Di Cavalcanti e outros grandes nomes da pintura. A Pinacoteca do Estado de São Paulo e o MIS ( Museu de Imagem e Som) também recebem exposições imperdíveis.

Crédito: IStockFachada do MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Já os amantes de ópera e música clássica se encantarão com o Teatro Municipal e a Sala São Paulo, famosa por sua acústica. Se o grande interesse do visitante for arquitetura, basta uma volta pelo centro da cidade para se encantar com a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Edifício Banespa, o Vale do Anhangabaú, o Edifício Copan e tantas outras construções de importância histórica.

Relaxar – Galinhos (RN)

Um pedacinho deslumbrante de mar, acessível apenas por barco ou por veículo 4×4, somente quando a maré baixa. Eis Galinhos, um destino perfeito para quem quer ficar bem longe da “civilização” e apenas relaxar. O vilarejo tem apenas dois mil habitantes e fica 160 km ao norte da capital potiguar, Natal.

Crédito: Mariana Othon/Wikimedia CommonsFarol na praia de Galinhos, no Rio Grande do Norte

Pelas ruas, não circulam carros, além dos 4×4, mas apenas charretes e cavalos. Um belo convite para a vida descomplicada e sem pressa. Mesmo isolado, o vilarejo conta com pousadas aconchegantes. Mas quem vai querer ficar em casa com tantas paisagens para apreciar e descansar as vistas?

Luxo – Trancoso (BA)

Este pequeno povoado baiano caiu nas graças de celebridades do mundo todo. Elba Ramalho, Kate Moss, Neymar, Will Smith, Beyoncé estão entre os famosos que caminharam pelas areias de Trancoso. Mas o que ela tem de tão especial para atrair tantos VIPs?

Igreja de São João Batista, localizado no Quadrado de Trancoso
Crédito: LGMaciel/iStockIgreja de São João Batista, localizado no Quadrado de Trancoso

Além de belezas naturais e o charme de um centro histórico tombado, Trancoso tem uma boa oferta de serviços exclusivos. Muito exclusivos. Há um aeroporto para jatinhos particulares e condomínios luxuosos, com campo de golfe e muitos funcionários. Tudo isso sem perder o clima de pé na areia e vida descomplicada.

São inúmeros restaurantes e cafés estrelado e os hotéis boutiques, que garantem total privacidade aos hóspedes. Também há a possibilidade de alugar uma mansão para passar uma temporada com a famídicas de lia e amigos, como se estivesse em sua própria casa de praia.

Praia – Ilha do Campeche (SC)

Que Florianópolis é um dos melhores destinos de praia do Brasil não é novidade para ninguém. O que nem todos conhecem é um verdadeiro paraíso turquesa chamado Ilha do Campeche.

Crédito: Rafael Baumer De S. ThiagoVista da praia da Ilha do Campeche

De frente para a já bastante movimentada Praia do Campeche, a ilha tem um dos ecossistemas marinhos mais interessantes do Brasil e é banhada por águas calmas, completamente cristalinas.

Os barcos saem de três pontos: Barra da Lagoa, Praia do Campeche e Praia da Armação. Como quase tudo na ilha, os preços podem subir bastante na alta temporada, pedindo alguma negociação. Um destino para a família toda!

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …