5 dicas importantes ao viajar com animais de carro

A primeira coisa a ser feita quando você decide viajar com seu animal é inclui-lo de fato na viagem

As viagens de final de ano estão começando a ser organizadas com mais afinco agora e, se você pretende levar o seu amigo de quatro patas com você, precisa acompanhar este artigo e conhecer as 5 dicas importantes ao viajar com animais de carro.

Muitas pessoas acabam deixando de viajar no final do ano, ou mesmo em um feriado prolongado, por causa de seus animais domésticos. No entanto, é importante saber que sempre existe a possibilidade de levá-lo com você, principalmente se você for de carro.

Mesmo sabendo dessa possibilidade, algumas pessoas ainda ficam confusas sobre como fazer isso, ou quais os detalhes mais importantes para se atentar nessa situação. Por isso, preparamos este artigo com 5 dicas importantes ao viajar com animais de carro. Acompanhe.

Créditos: Pixabay

Confira 5 dicas importantes ao viajar com animais de carro

1.      Inclua-o no planejamento da viagem

A primeira coisa a ser feita quando você decide viajar com seu animal é inclui-lo de fato na viagem. Procure hospedagens que aceitam animais de estimação e tenham uma boa infraestrutura para garantir a segurança e o conforto que eles merecem.

2.      Primeiros cuidados com o carro

É importante cuidar de alguns detalhes sobre o veículo também.

Além de providenciar uma revisão e estar em dia com o seguro de automóvel antes de pegar a estrada, vale a pena saber como seu animal se comporta dentro do carro e estar atento a isso.

Caso ele enjoe facilmente, vale a pena forrar o banco de trás, seja com uma capa apropriada para isso, ou uma toalha.

3.      Não leve seu amigo solto

Um dos fatores mais importantes para garantir a segurança do seu animal e a sua é não o levar solto dentro do veículo. Se ele for de porte médio ou grande, o mais recomendado é que ele viaje com uma coleira peitoral específica para carro, que pode ser fixada no cinto de segurança do banco de trás.

Já os cães de porte menor podem viajar em uma cesta especial que é fixada por alças no encosto de cabeça do veículo e presa pelo cinto de segurança.

Mas se ele for bem pequeno ou for um gato, deve levá-lo dentro de uma caixa de transporte, sempre no banco de trás.

4.      Visite o veterinário antes da viagem

Alguns animais, especialmente gatos, podem ficar muito agitados em viagens e acabar tendo comportamentos inesperados ou passando muito mal. Por isso, é interessante que você leve seu amigo ao veterinário antes da viagem, faça um checkup e veja quais são as melhores alternativas para o caso dele.

Não se esqueça de ter junto com você o número do veterinário sempre à mão, ou então o cartão do plano de saúde animal, pois assim, se algo acontecer com seu amigo durante a viagem, você terá como pedir ajuda.

5.      Leve os documentos dele

É importantíssimo que você se lembre de levar todos os documentos mais importantes do seu pet junto com os seus na viagem. Estamos falando do RGA – Registro Geral do Animal e a carteirinha de vacinação. É fundamental que ele esteja com todas as vacinas em dia, especialmente a antirrábica.

Agora que você já sabe quais são as 5 dicas importantes ao viajar com animais de carro, certamente não terá problemas durante seu passeio.

Lembre-se de sempre levar água para seu animal e tomar cuidado redobrado com ele em relação ao clima.

Em parceria com eurodemand