5 dicas para aproveitar as promoções de viagem na Black Friday

Black Friday é data perfeita para planejar aquela viagem dos sonhos; confira dicas para não cair numa roubada

Por: Redação

Nos últimos anos a Black Friday também se tornou uma data ideal para comprar passagens aéreas e pacotes de viagem com ótimos descontos. Mas o consumidor precisa ficar atento às promoções para economizar, sem cair em ciladas.

Na sexta-feira mais barata do ano é muito comum encontrar a famosa promoção da “metade do dobro do preço”. Ou seja, muitas marcas aumentam os preços finais para que, com o desconto, os consumidores paguem os mesmos valores aplicados em quaisquer outros dias do ano.

Crédito: Anyaberkut/iStockA Black Friday é perfeita para quem quer viajar sem gastar muito

Duas práticas são decisivas para a garantia de um bom negócio: a escolha de um buscador de confiança e a pesquisa de valores prévios para as datas e/ou locais desejados. Uma dica é verificar as possíveis datas que podem deixar as viagens mais baratas. Até mesmo em feriados prolongados, por exemplo, é possível encontrar boas opções, se a consulta for feita antecipadamente.

Segundo Paula Rebouças, diretora da plataforma TurismoCity, a tecnologia tem sido um forte aliada dos viajantes e pode ajudar a garantir economia com a compra das passagens aéreas.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

“O TurismoCity, por exemplo, atua por meio de inteligência artificial e permite que os viajantes tenham uma economia de até 30% em qualquer dia do ano. Mas o desconto pode aumentar ainda mais durante a Black Friday”, diz Paula.

Por isso se planejar com antecedência é fundamental para conseguir um bom preço em pacotes e produtos de viagem e passagens aéreas e não sair perdendo dinheiro.

Novembro de descontos

Algumas empresas estendem as ofertas do evento por toda a semana da Black Friday, enquanto outras, para o mês de novembro inteiro. Ou seja, muitos produtos e serviços já estão disponíveis no mercado a preço reduzido e a hora de se organizar é agora.

Confira abaixo seis dicas para você fazer bons ótimos negócios durante todo o mês de novembro, e não apenas na Black Friday, que este ano será no dia 29/11.

1 – Analise o que é realmente necessário

Não aja por impulso. Mentalize o que você idealizou o ano inteiro ou o que vêm querendo comprar nos últimos meses. Faça uma lista com as datas em que você planeja viajar em 2020, e de lugares para onde quer ir.

Crédito: Diy13/iStockÉ bom se planejar para aproveitar as promoções da Black Friday sem cair em pegadinhas

Depois, cadastre-se nos sites, para aproveitar todas as promos do dia. Esse é um recurso importante para não perder tempo buscando ofertas, já que as promoções têm quantidades limitadas. Assim as chances de conseguir uma ótima oferta são maiores

2 – Compare os preços

Muitos consumidores chamam a Black Friday de Black Fraude pelo fato de algumas lojas subirem o preço dos produtos às vésperas do evento e voltarem ao preço original na data com promoções ilusórias. Não vá com muita sede ao pote e pesquise antes de comprar. A pesquisa te levará a bons resultados e o custo-benefício das ofertas que adquirir será maior, de acordo com a sua necessidade.

3 – Condições de pagamento

Ponto muito importante para suas ações na Black Friday, as formas de pagamento podem ser fator decisivo para efetuar uma compra. Analise a variedade de condições de pagamento, como possibilidade de parcelamento no cartão ou boleto, isenção de juros nas parcelas e desconto para pagamento em espécie.

Nessas horas vale também se atentar às técnicas de venda chamadas upsell e cross sell. Na primeira, o cliente consegue dar um upgrade na compra e obter uma versão mais completa do produto ou serviço. Um exemplo de upsell são as substituições de acomodações nos hotéis. Uma agência de viagens pode oferecer a suíte luxo a uma pequena diferença para um hóspede que reservou a suíte standard. Investindo um pouco a mais, o cliente garante um quarto mais espaçoso, com a melhor vista.

Crédito: FilippoBacci/iStockBlack Friday é perfeita para planejar aquela viagem dos sonhos

Já no cross sell, você pode levar uma segunda ou terceira mercadoria com desconto. Um exemplo são as ofertas do tipo “pague 2, leve 3”, que funciona tanto em lojas físicas quanto virtuais. Durante sua pesquisa anote em um papel, ou no bloco de notas do celular, não somente os preços dos produtos e serviços, mas também essas condições. Não adianta encontrar a viagem que você quer por R$2 mil à vista se você só pode pagar parcelado em 10 vezes.

4 – De olho na credibilidade do site

Se as condições de pagamento podem ser fator crucial no momento de finalizar uma compra, a confiança é a chave que liga essa interação. A Black Friday é um evento onde os lojistas aproveitam para criar um relacionamento com o cliente, atraindo-nos desde o preço até o atendimento. Use seu poder de opções de escolha como consumidor e adquira produtos e serviços de uma marca com credibilidade no mercado.

Ainda que seja uma empresa que está começando, busque referências nas mídias sociais, em sites de informações e opiniões e converse com quem entende do assunto. Sua experiência de compra deve ser agradável do início ao fim.

5 – Cuidados na hora das compras

Só  compre em sites e empresas conhecidas. Fique atento a empresas estranhas, sem telefone de SAC e sem canal de atendimento, já que a internet é um ambiente onde ocorrem fraudes.

Caso se sinta lesado, ou perceba que a empresa está anunciando promoções falsas (e sem desconto no valor original), registre uma reclamação no Procon. E vale, também, consultar a lista “suja” do Procon para empresas já denunciadas na Black Friday.

Outra dica para quem costuma fazer compras online é obter um cartão virtual para aumentar a segurança da transação e não gerar futuras dores de cabeça com fraude e clonagem.

Lembre ainda que o cliente pode se arrepender pelas compras feitas na internet no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, como garante o Código de Defesa do Consumidor, sendo ressarcido do valor pago.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …