5 dicas para quem vai acampar pela primeira vez

Se você nunca pisou em uma acampamento não está perdendo

Por: Redação

Os três “efes” que todo mundo adora: feriado, finais de semana e férias combinam com um programa bem interessante: acampar! Se você nunca pisou em uma acampamento está perdendo várias atividades que podem ser feitas durante sua estadia.

Para evitar alguns contratempos e saber um pouquinho mais do que você pode encontrar no caminho separamos 5 dicas essenciais para quem deseja acampar. Confira:

1. Saiba escolher um bom lugar

O camping  vai nortear o futuro dos seus próximos passos durante os dias. Antes de decidir o local veja se existe: uma estrutura básica (banheiros com água quente, cozinha ou restaurante próximo, locais bons para colocar sua barraca, pontos de energia e fácil deslocamento). A não ser que você escolha uma grande aventura em pontos mais desconhecidos, essas são regras básicas para sair de casa. 

Escolha o melhor camping para a sua estadia e evite problemas durante seu acampamento.

2. Sua casa, sua vida: a barraca

Sua casinha temporária precisa ser um bom investimento. Faça chuva ou faça sol, barracas mais básicas não estão preparadas para tal situação. Escolha preferencialmente modelos impermeáveis. Confira o tamanho, barracas para 2 ou 3 pessoas geralmente não comportam esse volume se você carrega muita bagagem. Pense o tempo todo no seu conforto, com certeza preços baixos não terão o retorno que você espera. Não se esqueça do colchão de ar ou saco de dormir, eles serão o seu conforto dos próximos dias. Se você precisa caminhar muito ou fazer alguma trilha confira se ela é leve. 

3. Itens indispensáveis

Aí vão eles: bateria recarregável para aparelhos eletrônicos, isso inclui celulares, rádios, lanterna entre outros. Aliás, a lanterna é outro item que não pode ficar de fora da sua listinha, ela pode salvar sua vida em vários momentos. Sacos de lixo, repelente e papel higiênico também precisam estar em dia na sua mala. Outra coisa que sempre bom ter isqueiro e um kit de primeiros socorros. Carregue roupas leves e confortáveis, você não está na cidade. 

Alguns itens que precisam constar na sua mochila.

4. Atividades

Para realizar suas aventuras por aí é necessário conhecer onde está indo. Procure recomendações, ande sempre com um mapa do local ou procure um guia para não se meter em enrascadas, afinal, você está na natureza. Tome cuidado com as trilhas e certifique-se que ela é um lugar adequado e já explorado, a natureza pode ser traiçoeira. Não se esqueça de conferir a previsão do tempo, ninguém merece fazer todo o deslocamento para outro lugar para tomar muita chuva, por exemplo. 

5. Companhia

Muitas pessoas costumam ir pela primeira vez em um acampamento e acabam surpresas com o que dá para ser feito por lá, ou seja, amam ou odeiam. Esteja certo de que você e sua companhia não estarão no conforto do lar, mas várias experiências extremamente únicas podem ser vivenciadas durante a estadia.

Preparado para se aventurar? Temos certeza que uma ida até a natureza não fará mal, ao contrário, trará novas emoções para a sua vida.O camping é um ótimo momento para fazer novos amigos já que também é uma experiência de viver em comunidade com poucos recursos. Aproveite!

Para saber quais são os melhores lugares para acampar ao redor do Brasil, acesse o site da ClickBus e fique por dentro das mais diversas rotas e passeios no site oficial da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.