CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

5 dicas para uma boa noite de sono enquanto viaja

Por: Papo de Turista/Alan Viana

A cada viagem, uma história nova para contar. Conhecer novas culturas, horizontes e se deslumbrar com novas paisagens e oportunidades fazem valer cada centavo investido. Por falar nisso, investir em um bom hotel e descansar em uma cama confortável nem sempre é suficiente para uma boa noite de sono.

jet lag
Crédito: Faithiecannoise/iStockPossivelmente, a maior perturbação do sono para quem viaja é o jet lag

Para alguns, o fuso horário e o ritmo incansável nos tiram do normal e atrapalham nosso descanso. Se você se identificou com a situação, anote agora cinco dicas do especialista do sono, Dave Gibson.

Ajuste o relógio do seu corpo com antecedência

Possivelmente, a maior perturbação do sono para quem viaja é o jet lag. Isto ocorre quando viajamos em diferentes fusos horários e tentamos ajustar o relógio do nosso corpo, ou o ritmo circadiano, muito rapidamente. A melhor maneira de evitar isso é ajustar sua rotina para mais perto do horário no seu destino, alguns dias antes de viajar. Mude sua hora de dormir uma hora mais cedo (ou mais tarde) todas as noites e tente mudar o horário das refeições também, se possível.

Use a luz corretamente

A luz é a maior inspiração para o sono e pode ser usada para ajudar a sua adaptação ao viajar e para adormecer mais facilmente. Estamos naturalmente programados para nos sentirmos cansados quando escurece, e para ser acordados pela luz da manhã. Ao viajar, coloque sua iluminação em sincronia com o novo fuso horário o mais rápido possível. Se você estiver chegando à noite, fique acordado enquanto viaja e mantenha sua iluminação clara para que se sinta cansado ao chegar.

Lembre-se de beber água, especialmente ao voar

Beba água para manter-se hidratado e evite cafeína e álcool, especialmente ao voar em longas distâncias, já que a desidratação é um sintoma do jet lag. Para aqueles que planejam dormir dentro de oito horas depois de sair do avião, evite todas as bebidas com cafeína. Além disso, enquanto o efeito sedativo do álcool pode ajudá-lo a dormir mais facilmente, ele fragmenta o sono e reduz a qualidade do sono.

Coma de maneira saudável

Nosso sistema digestivo e nosso sono estão intimamente ligados e são afetados por o que e quando comemos ou bebemos. Faça uma dieta variada com alimentos que contenham nutrientes como triptofano, magnésio, e vitamina D, e coma a sua última refeição grande cerca de quatro (e pelo menos duas) horas antes de ir dormir. Se você estiver viajando por diferentes fusos horários, ao ajustar seus horários de sono e vigília, também altere suas refeições para o novo fuso horário, se possível.

Escolha o seu hotel com cuidado

Onde você dorme, importa. Escolha um hotel de destino que lhe ofereça a melhor chance de uma boa noite de sono. Verifique se eles têm opções de travesseiros, cortinas ou persianas para escurecer o quarto, e bebidas descafeinadas no quarto. Verifique também os níveis de ruído e peça um quarto que fique em um andar calmo e longe da poluição sonora, como o trânsito.

Por: Papo de Turista/Alan Viana

Dicas de destinos, hotéis e resorts e as melhores experiências de viagens. Acompanhe-nos nas redes sociais em instagram.com/blogpapodeturista e instagram.com/alaovianna

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Papo de Turista/Alan Viana da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …