5 lugares autênticos para dançar tango em Buenos Aires

Dica de onde aprender a dançar tango na capital portenha

Por: Mundo à Volta

Você pode viver a experiência do tango de diversas maneiras em Buenos Aires. Milhares de turistas adoram assistir às superproduções com dançarinos acrobáticos, em shows que mais parecem da Broadway.

Mas, a gente não queria ficar só olhando e fomos atrás da verdadeira cena tangueira da capital argentina. Buscamos lugares aonde essa cultura está realmente viva e as pessoas se reúnem semanalmente para milonguear noite adentro. E se apaixonar a cada música, mesmo que o parceiro de dança seja um completo desconhecido.

8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG

Crédito: Mundo à VoltaTodos os clubes litados aqui oferecem aulas de tango

Através de dicas de amigos portenhos tivemos a alegria de conhecer espaços exatamente assim. E viver por alguns dias a intensidade e a paixão de ser um tangueiro. Uma experiência que tem alguns passos essenciais, para que você aprenda a bailar respeitando os códigos e a dificuldade dessa dança.

Abaixo seguem cinco dicas de lugares que nós, do Mundo à Volta, descobrimos, Todos com estilos diferentes para você viver o tango na essência, do mais básico ao mais complexo. Milongas onde você vai ver a magia acontecendo bem na sua frente e ter a oportunidade de fazer parte dessa tradição muy argentina.

O primeiro passo para aprender a dançar tango é fazendo aulas, o que você encontra em todas as casas recomendadas nesse post. Mas, o segundo é indo a uma prática –lugar mais tranquilo onde as pessoas vão para treinar, geralmente com a sua pareja de sempre.

O que eu quero dizer com mais tranquilo? É que na prática não existem todos os códigos de uma milonga, não tem tanta gente dançando e o dançarino tem menos motivos para se preocupar. É puro treinamento e aprendizado, perfeito para quem nunca dançou tango na vida.

1 – Prática Cochabamba 444

Crédito: Mundo à VoltaNós (Lucas e Gabi) aprendendo na Práctica Cochabamba 444

Esse é o primeiro passo que a gente indica para você mergulhar nas noites tangueiras. Fica no pequeno Club General Belgrano e é um lugar importante na história do tango em Buenos Aires. Como nos contou o professor Alfredo, que dá aulas no clube, importantes dançarinos que fazem sucesso no mundo inteiro aprenderam a dançar por lá.

É um espaço pequeno e acolhedor, aonde você pode tomar classe às 21h e depois aperfeiçoar o que aprendeu na prática. É um lugar descontraído, frequentado por todos os públicos: de famílias e jovens aprendizes, aos mais experientes.

Crédito: Mundo à VoltaAula de tango no Práctica Cochabamba 444

Onde: Rua Cochabamba, 444, San Telmo.
Quando: às sextas, aulas de tango, às 21h, e práticas, às 23h.
Informações: www.facebook.com/tango.alfredo.garcia

***

2 – La Catedral

Talvez o primeiro lugar mais jovem e descolado para se dançar tango em Buenos Aires. Existe há 17 anos e sua casa é patrimônio cultural artístico e turístico do bairro Almagro. É um espaço bastante autêntico desde a decoração, com obras de artistas plásticos nas paredes e no teto, até a comida 100% vegetariana.

Crédito: Mundo à VoltaSalão do La Catedral, espaço jovem na capital argentina

Para você ter uma ideia, o DJ pode botar uma música dos Beatles entre uma dança e outra, e as pessoas vão bailar na maior empolgação. Eles também convidam diversos músicos contemporâneos de alta qualidade para embalar as milongas.

Onde: Rua Sarmiento, 4,006, Almagro
Quando: Aberto das 18h às 4h; aulas de tango todos os dias; milongas todos os dias, mas a mais clássica acontece às terças-feiras. Confira a programação na página da La Catedral.

***

3 – Milonga Amapola

Essa milonga acontece num dos nossos lugares preferidos na noite portenha: o Club Atlético Fernández Fierro. A gente até fez um vídeo sobre a orquestra de tango mais revolucionária que apareceu nas últimas de décadas, a Fernández Fierro –-que tem a sua sede no CAFF.

Crédito: DivulgaçãoSalão do Milonga Amapola

É uma milonga nova, mas que está crescendo a cada quinta-feira. Às 21h eles oferecem aulas de tango e mais tarde começa o baile, com shows ao vivo de grandes músicos e bailarinos da nova geração tangueira. Os organizadores da Amapola e o público que frequenta essa milonga também encaram o tango com mais descontração e criatividade. Ideal para uma noite divertida e inspiradora.

Onde: Rua Sánchez de Bustamante, 724, Abasto
Quando: Às quintas-feiras. Aulas de tango às 21h; a milonga começa às 22h e os shows às 23h. Confira a programação na página da Amapola.

***

4 – Salón Canning

Esse tradicionalíssimo espaço foi fundado no início do século passado e seu piso de madeira é muito apreciado pelos grandes tangueiros. O nível da dança no Salón Canning é alto, mas vale a pena ir apenas para conhecer e jantar, se você não se animar a sair bailando (no sentido anti-horário!) pela pista. Está aberto todos os dias e abraça diferentes milongas durante a semana. Uma das mais famosas hoje em dia é a Milonga Parakultural, às segundas, terças e sextas.

Crédito: Mundo à VoltaO nível da dança no Salón Canning é alto, mas vale a pena ir apenas para conhecer e jantar

Onde: Rua Scalabrini Ortiz, 1.331, Palermo
Quando: Aberto todos os dias. Os horários de funcionamento variam dependendo da programação. Aulas de tango todos os dias; milongas todos os dias, mas a mais clássica acontece aos sábados. Não existe uma página do Salón Canning. Mas, você pode confirmar a programação da Milonga Parakultural.

***

5 – El Beso

Este salão existe há 18 anos e rapidamente conquistou a preferência dos tangueiros mais famosos de Buenos Aires. O El Beso é bastante conhecido por dois motivos: o alto nível técnico das suas milongas e por atrair principalmente pessoas solteiras aos sábados.

Nos espaços mais tradicionais como o Salão Canning, esse dia atrai principalmente parejas casadas. Mas, todos sabem que a Milonga de Las Morochas é o lugar ideal para encontrar um novo par de dança ou até mesmo um novo amor. Imagine quantas tandas não duraram muito mais do que três tangos no El Beso.

Crédito: Mundo à VoltaMilonga de las Morochas

Onde: Rua Riobamba, 416, Balvanera/Congresso
Quando: Só fecha às quintas-feiras. Os horários variam dependendo da programação. Aulas de tango: segundas, terças, quartas, sextas, sábados e domingos. Milongas: segundas, terças, quintas, sábados e domingos a partir das 21h. A gente indica a Milonga de Las Morochas, aos sábados. Confirme a programação do El Beso por email ou confira a programação da Milonga de las Morochas pela página da organizadora.

Agora, para animar você ainda mais a arriscar uns passos, confere o vídeo que produzimos sobre a experiências nas práticas e milongas de Buenos Aires e comece já a planejar a sua viagem para a capital do tango.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube para não perder nenhum vídeo.

Deixe seu comentário e conte pra nós o que você achou desse post. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Fale com a gente pelo e-mail contato@mundoavolta.com.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …