5 maneiras alternativas para conhecer Londres

Por: Márcio Diniz

Londres certamente dispensa apresentações. É uma metrópole animada repleta de turistas. Por isso, não é difícil encontrar um guia com dicas do que fazer, onde ir e onde comer na cidade, disponíveis tanto em versões on-line quanto impressas.

Porém, se você quer experimentar algo diferente do que as atrações turísticas típicas, o buscador Agarre.com (passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro) copilou uma lista feita pelo pessoal do site Like A Local Guide de cinco maneiras alternativas para conhecer a capital inglesa. Confira abaixo as dicas.

1 – Mergulhe no mundo da moda

Londres é uma das cidades de maior referência mundial quando o assunto é moda, levando sempre sua própria personalidade para a cena internacional. E por lá, você pode encontrar de tudo: desde o vintage até os últimos lançamentos.

As lojas da Dover Street (17-18 Dover Street) é um paraíso para os descolados e moderninhos, oferecendo o que há de mais alternativo de marcas de luxo, como a Comme des Garçons, Acne e Christopher Kane.

Já a Blitz (55-59 Hanbury Street), por outro lado, tem a melhor concentração de artigos vintage. O edifício, que antes funcionava um armazém, agora abriga a maior loja de departamentos vintage do mundo, com uma incrível variedade de produtos. Recentemente, inclusive, recebeu a 9ª. posição na lista das 100 Melhores Lojas de Londres, do respeitado guia “Time Out”.

2 – Desfrute de música ao vivo

Londres tem uma cena musical ao vivo enorme e para todos os gostos (porém, principalmente quando se trata de música eletrônica). Se você souber onde procurar, poderá encontrar grandes artistas internacionais “brincando” em espaços intimistas, como se estivessem recebendo amigos na sala de casa.

O Oval Space (29-32 The Oval London) é o local certo para quem não curte o que está rolando de música popular na atualidade, enquanto o Plastic People (147-149 Curtain Road) se resume a um som incrível em um ambiente totalmente escuro. Aliás, este último é bem pequeno, portanto a dica é chegar cedo para conseguir entrar na festa.

Além disso, o Corsica Studios (4/5 Elephant Road, London SE17 1LB) é um daqueles lugares que vai mantê-lo entretido durante toda a noite com as suas várias opções de ambientes e estilos de sons. E tem ainda o Plan B (418 Brixton Road), que é sempre uma ótima pedida para uma noite de diversão com os amigos.

3 – Admire sua arquitetura surpreendente

O horizonte de Londres é dominado por edifícios emblemáticos de arquitetos de renome internacional. E, se olhar para baixo, mais próximo do chão, encontrará uma porção de preciosidades arquitetônicas.

O Barbican Complex (Silk Street, London EC2Y 8DS), que abriga o maior centro de artes da Europa, é um belo exemplo da arquitetura dos anos 1960 e tido como referência da época.

Além disso, todo verão (o europeu, que ocorre entre junho e outubro) um arquiteto de fama mundial é selecionado para criar uma instalação temporária no Serpentine Pavilion (Serpentine Gallery, Kensington Gardens, London W2 3XA) para todos que estiverem de passagem admirar e, muitas vezes, até interagir com as obras. Há, ainda, uma lista de passeios e tours guiados em Londres.

4 – Saboreie uma deliciosa culinária

De acordo com o chef de cozinha mais famoso da França, Alain Ducasse, Londres é a capital gastronômica do mundo. A cidade tem uma quantidade infinita de restaurantes incríveis, conseguindo agradar a todos os gostos (todos mesmo!). Desde pratos típicos e comuns a refinadas cozinhas internacionais, para um jantar elegante, permitindo prazeres gastronômicos de “proporções astronômicas”, afirma.

Além do mais, a capital é mesma tida como referência, pois, não é por acaso que os melhores chefs do mundo têm ao menos um restaurante em Londres. Quer ver a lista completa de todos eles? Tem aqui.

5 – Passeie a pé ou de bicicleta

Basta se perder no centro de Londres que você encontrará obrigatoriamente algo interessante! Gostou da ideia e quer se aventurar? Então, esqueça o metrô e saia andando pela capital inglesa ou, melhor ainda, alugue uma bicicleta dos inúmeros pontos de aluguel da Barclays e explore os parques, vielas, mercados e outros tesouros escondidos pela cidade.

Veja esta lista para descobrir alguns dos melhores lugares ao ar livre que a cidade tem a oferecer.