Últimas notícias:

Loading...

5 truques para garantir seu trabalho remoto durante as viagens

Cada viajante é diferente e cada viagem também – idem com os locais de trabalho.

Ouça este conteúdo

Algumas pessoas podem ser consideradas como nômades. Nos tempos atuais, acentuado pelo período de isolamento atual, cada vez mais pessoas e profissionais trabalham remotamente, algo que até então parecia ser exclusivo de profissionais de  marketing digital.

Não importa onde você esteja no mundo. É preciso chegar pontualmente às reuniões, lidar com as crises e estar disponível durante grande parte do dia de trabalho, portanto, domine a arte de transformar qualquer lugar em um escritório altamente funcional.

5 truques para garantir seu trabalho remoto durante as viagens

Cada viajante é diferente e cada viagem também – idem com os locais de trabalho. Lembre-se de que suas necessidades são diferentes das de um freelancer que trabalha durante uma viagem e também as prioridades. Você provavelmente nem sempre obedece às próprias regras e elas certamente não precisam ser suas, mas com algumas adaptações às suas preferências pessoais, você pode usar uma orientação como base para começar a planejar sua própria viagem.

1. Vá mais devagar

Dê uma olhada naquele itinerário cuidadosamente selecionado, no qual você pula de cidade em cidade em um esforço para maximizar seu tempo no exterior. Em seguida, corte a lista de destinos pela metade. Você vai agradecer! Isso mal dá tempo de explorar quando você está de férias de verdade, e o tempo de exploração será ainda mais limitado, pois você ainda estará trabalhando. Descobrirá que estará menos estressado e gostará mais das paradas.

2. Certifique-se de que você pode trabalhar em “casa”

A maioria dos apartamentos em países mais desenvolvidos terá Wi-Fi decente, mas se você estiver hospedado em uma área em desenvolvimento – ou apenas quiser ter certeza de que pode lidar com sua agenda louca de chamadas de vídeo – considere pedir ao seu anfitrião uma velocidade de Internet teste. (O Google vai até fazer isso por eles! Tudo o que eles precisam fazer é pesquisar “teste de velocidade da internet”).


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


A última parte sobre o orçamento para internet extra é garantir que eles não pensem que não irá reservar com eles se a internet não for rápida o suficiente – pode optar por um lugar diferente, mas isso diminui as chances de te rejeitarem como convidado! Alguns até se ofereceram para limpar suas mesas, conectar monitores externos ou tornar seu apartamento mais amigável para o trabalho.

3. Os espaços de coworking são seus amigos, ou pelo menos seu plano de backup

As viagens de longo prazo – especialmente quando você vai para uma cidade diferente a cada semana – podem causar um grande cansaço nas decisões. Você não tem seus “habituais” para se apoiar em todas as decisões, como onde ir jantar, fazer compras e cada tarefa se torna uma aventura.

Pode ser útil desenvolver pequenas rotinas e, isso significa encontrar um espaço de coworking confortável. Mesmo que você provavelmente não trabalhe lá todos os dias, é bom ter um lugar onde conheça o negócio: como funciona a cafeteira, onde fica o banheiro e que ninguém se importa se você atende suas videochamadas na cozinha comunitária.

Mesmo que você não ache que um espaço de coworking seja sua preferência, considere anotar pelo menos um antes de chegar em uma nova cidade. Você nunca sabe quando o Wi-Fi do seu apartamento vai falhar inesperadamente porque você, acidentalmente desconectou os cabos do roteador.

Existem muitas plataformas na internet que têm diretórios de espaços de coworking, mas você também pode fazer uma pequena pesquisa no Google para encontrar um que pareça amigável e tenha uma tarifa diária barata. Fazendo uma rápida pesquisa, você pode esperar pagar a diária entre US $ 15 e US $ 40, dependendo de onde estiver.

Alguns espaços não terão todas as informações de que você precisa em seus sites. Não tenha medo de chegar! Envie um e-mail para o espaço alguns dias antes de chegar à cidade para confirmar o preço, a política de check-in e todas as comodidades de que você definitivamente precisa. (Você precisa fazer uma reserva com antecedência? Aonde você vai quando aparece? Alguém pode usar o aparelho de telefone?)

4. As cafeterias podem lhe dar uma mudança de cenário todos os dias

O aplicativo Work Hard Anywhere Cafe Finder é obrigatório para quem gosta de trabalhar em cafeterias. Você pode usá-lo não apenas para descobrir lugares próximos, mas também para descobrir a velocidade de seu Wi-Fi, se eles servem comida de verdade, levam cartões e assim por diante. Ele até lhe dirá a probabilidade de você encontrar uma mesa.

Em locais onde não funciona, Placestowork e Workfrom têm diretórios semelhantes com informações de crowdsourcing. E sempre há o Yelp e o Foursquare.

5. Os encontros de coworking são espaços de trabalho que vêm com novos amigos

Se você gosta de trabalhar com pessoas, mas não quer gastar com um espaço de co-working, você pode encontrar pessoas com a mesma opinião em um encontro de coworking. Esses grupos geralmente estão cheios de freelancers, trabalhadores remotos e viajantes que se encontram para trabalhar em cafés, bibliotecas e outros espaços públicos em uma base semi-regular.

Existem filiais do Jelly em todo o mundo que têm dias de trabalho semi-regulares em cafés, bibliotecas e outros espaços públicos. Você pode encontrar outras pessoas pesquisando no Meetup.com grupos relacionados a freelancer, trabalho remoto e coworking.

Você pode tornar as viagens de trabalho tão fáceis ou tão complicadas quanto desejar: se um novo espaço todos os dias parece emocionante, vá em frente! Se quiser postar o mesmo lugar durante toda a viagem, é sua prerrogativa. Você tem opções ilimitadas porque esse é o objetivo do trabalho remoto – ter a liberdade de projetar a vida que você deseja.

Em parceria com eurodemand

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário eurodemand

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.